Com a proposta de formar profissionais voltados para solução de problemas, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebeu autorização do Ministério da Educação para abrir um curso de Direito em Osasco, na Grande São Paulo. Será a primeira abertura de um curso da área em instituição pública na região metropolitana de São Paulo desde 1827.
O Portal Osasco Notícias apurou que a universidade planeja o início da graduação no próximo ano (2021), mas a data ainda não foi decidida oficialmente. Segundo a portaria do MEC, a graduação será na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen), no câmpus Osasco. Em nota publicada no site da Unifesp, o docente Alvaro Pereira diz que a nova graduação "representa uma conquista social importante". "Em primeiro lugar, é a primeira abertura de um curso de Direito por uma instituição pública na região metropolitana de São Paulo desde 1827, o que certamente contribuirá para o atendimento da alta demanda existente."
A Unifesp ainda discute detalhes da graduação e tem reuniões previstas para as próximas semanas. Entretanto, o pré-projeto pedagógico indica que o curso terá 5 anos de duração, com turma em período integral (50 vagas) e outra em período noturno (50 vagas). O documento foi elaborado por membros do corpo docente, da pró-reitoria e do câmpus Osasco.
Mín. 12° Máx. 16°