O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, promoveu o lançamento do Pacto Nacional Pela Inclusão Produtiva das Juventudes, uma iniciativa conjunta do governo em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), nesta segunda-feira, 11. Marinho expressou a expectativa de que o Brasil crie 1,8 milhão de empregos até 2023. Apesar desse dado otimista, ele ressaltou que o salário médio dos trabalhadores permanece em um nível inferior quando comparado aos lucros das empresas.
O ministro enfatizou que é essencial analisar a lucratividade de cada grupo econômico, indicando que o problema não reside na carga tributária, mas sim na busca incessante por lucro. Ele observou a disparidade entre o crescimento de bilionários brasileiros a cada ano e a necessidade de as empresas pagarem salários mais elevados. Durante o evento, um acordo foi assinado com empresas e fundações, comprometendo-se com a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho até 2030.
Marinho destacou a importância de conscientizar e responsabilizar as empresas para o cumprimento não apenas das leis, mas também para colaborar além das exigências legais. Ele ressaltou que as organizações e empresas envolvidas podem influenciar positivamente outras empresas, CEOs e profissionais de recursos humanos, contribuindo para um ambiente de trabalho mais inclusivo.
Mín. 20° Máx. 27°