Quinta, 25 de Setembro de 2025
16°

Tempo nublado

Osasco, SP

Saúde Comparação

Carapicuíba realiza teste em massa de Covid-19, enquanto Osasco só promete

A dificuldade para encontrar testes de Covid-19 em Osasco é relatada por munícipes.

14/09/2020 às 00h01 Atualizada em 14/09/2020 às 00h11
Por: Diego Giliotti
Compartilhe:
Sem testagem em massa, Osasco fica na lanterna de ações de combate ao Covid-19 na região metropolitana de São Paulo.
Sem testagem em massa, Osasco fica na lanterna de ações de combate ao Covid-19 na região metropolitana de São Paulo.

Osasco é uma das poucas cidades da região metropolitana de São Paulo que não iniciou na prática, testagem em massa da sua população. Não há plano ou mapeamento da secretaria da saúde. E o munícipe que por ventura, tenha tido algum contato com pessoas infectadas pelo Covid-19, pode se dirigir a uma UBS e solicitar o teste rápido. 

Mas a experiência do usuário da rede pública de saúde não tem sido positiva. A moradora do Jardim Rochdale, Elisangela Pereira Costa (41) teve contato com familiares que tiveram Coronavirus. Nesta última quinta-feira (10) esteve na UBS Helena Marrey, no Jd. Rochdale, e ouviu dos funcionários da unidade que não havia disponível o teste PCR. E que não existe previsão para chegar. Osasco tem um orçamento de R$ 559 milhões para serem usados na saúde no ano corrente. 

Além do orçamento, a cidade ainda recebe verbas de emendas destinadas pelo Governo do estado de São Paulo e Governo Federal. A reclamação é de que o recurso não tem chegado na ponta, onde as pessoas precisam. 

Carapicuíba, cidade vizinha, com orçamento três vezes menor, de R$ 153 milhões, tem feito teste em massa em toda a população acima de 12 anos. Todas as unidades de saúde tem o teste disponível na hora, além de realizar o drive-thru para testagem de coronavírus em pessoas com doenças crônicas, motoristas de aplicativo, motoboys, taxistas de Carapicuíba, trabalhadores de mercado, farmácia, posto de gasolina e padaria. A testagem com Drive Thru acontece no Parque dos Paturis (portão D), de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas, por ordem de chegada.

Para realizar o teste e receber o resultado é necessário baixar gratuitamente no celular Android ou iOS o aplicativo Dados do Bem, além de levar o RG, comprovante de endereço, cartão SUS, laudo médico ou receita do medicamento (para as pessoas com doenças crônicas), cadastro em aplicativos de transporte (para os motoristas de aplicativo) e inscrição em Carapicuíba (para taxistas).

Já os trabalhadores de mercado, farmácia, posto de gasolina e padaria devem levar a carteira de trabalho ou uma declaração de vínculo empregatício. O público-alvo selecionado será testado mesmo não apresentando sintomas da Covid-19, por isso, neste caso, não é necessário responder ao questionário de autoavaliação do aplicativo.

Como a testagem é feita no esquema drive-thru, o público selecionado não precisa sair do carro. O resultado é disponibilizado através do aplicativo Dados do Bem em até cinco dias úteis após o exame.

O tipo do teste que Carapicuíba utiliza, é o de biologia molecular, conhecido como RT-PCR, que detecta a doença em seu estágio inicial, através da identificação do material genético do vírus em secreções da mucosa nasal e da garganta.

Já em Osasco, nem mesmo os profissionais da saúde receberam os testes. E trabalham de forma insalubre e sem respaldo ou garantias da administração.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Diego Giliotti
Diego Giliotti
Sobre Jornalista, publicitário e libertário.
Osasco, SP Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 16°

Sex 18°C 11°C
Sáb 24°C 11°C
Dom 26°C 13°C
Seg 30°C 18°C
Ter 27°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes