O nome dele é Rafael Amorim, e é o nosso terceiro convidado a participar da série Pré candidatos a vereador, pela cidade de Osasco.
Nascido em Mogi Morim, interior de São Paulo, aos seis anos de idade desembarcou em Osasco, como ele conta; "foi amor a primeira vista". E já perdura mais de duas décadas. - Parafraseando Cidinho, posso afirmar que na querida “OZ’ tenho meu lugar e sou feliz “onde nasci”.
Rafael, fala com carinho da mãe; "É impossível falar em amor sem citar a Dona Cris," guerreira que em meio as dificuldades, criou da melhor forma seu único filho. Agradeço ela por tudo. E se tem algo que aprendi com minha mãe, desde cedo é o quão valoroso são as conquistas vindas através do esforço. Aos doze anos tive minha primeira experiência profissional como ajudante geral em uma bicicletaria no bairro Pestana, região em que moro até hoje. Salário baixo, porém aquela primeira etapa da jornada foi fundamental para a formação do homem que sou hoje. Formado em Produção Áudio Visual, teve no programa de financiamento do Prouni a oportunidade de conquistar 100% de uma bolsa, para então ingressar em uma universidade. Participou dos cursos preparatórios da escola legislativa da cidade de Osasco, do Estado e cidade de São Paulo. Além de breve período na escola legislativa do Senado Federal, em Brasília.
Atualmente, Rafael cursa Direito, na Uninove. A carreira profissional é marcada por muitos momentos e aprendizados, já trabalhou no setor de almoxarifado e passou a realizar entregas como motoboy aos finais de semana, a profissão que exerce até hoje, mesmo lamentando as condições precárias de trabalho que a classe enfrenta. "A vida de motoca não é fácil." Completa. Mas, tenho espírito empreendedor, e iniciei mais uma empreitada - a venda de doces e garrafas d’água nas ruas de Osasco. Tive relativo sucesso e, como planejado, resolvi empreender ao abrir uma loja física com esses produtos. Neste período pude sentir na pele o quão difícil é empreender em nosso país - carga de impostos elevadíssima e um sistema burocrático sem fim. Sofri como tantos outros microempreendedores sofrem.
Descobri o meu interesse por política no colégio, ao participar das disputas de chapa no Grêmio Estudantil e também quando fui escolhido como representante da classe. Em 2002 a política entrou de vez em meu radar. Quando senti, que era possível atuar mais, o foco passou a ser direcionado para a política da cidade, foram algumas investidas e participações nos bastidores em disputas eleitorais com candidatos a cargos no legislativo e executivo, como no caso do ex-prefeito Celso Giglio que cooperei ativamente em sua campanha nos anos de 2004 e 2008. O processo é puxado e cria casca, experiência e muita bagagem no meio político.
Quais são suas principais pautas?
Construção de dois centros de especialidade; projeto seguro anticorrupção que visa coibir licitações com valores inflacionados devido atrasos ou desvios; luta pela integração do bilhete único municipal ao sistema de trens metropolitanos e também a defesa da liberdade econômica e desburocratização para facilitar a vida do pequeno e médio empreendedor.E além disso defender a classe dos motoboys, contra a marginalização que existe nas ruas, ciente também que tem muito imbecil que usa a moto para fazer besteira. Esses tem que ser punidos. Mais a grande maioria tem que ser respeitada e valorizada. Venho lutando por isso Essas são algumas das bandeiras que tenho defendido durante minha trajetória como militante político em diálogo constante com os conselhos municipais e o poderes legislativo e executivo. Osasco é a 2º cidade mais rica do Estado de São Paulo e a 6º do país. Números que impressionam e que justificam o descontentamento do cidadão osasquense que deseja e merece respostas imediatas do poder público para suas demandas. Contamos com a sua participação para construirmos juntos!
Plano de mandato
FISCALIZAÇÃO EFETIVA
Não dizer amém para tudo do prefeito.
TRANSPARÊNCIA
Facilitar o acesso aos gastos da Câmara e dos gabinetes.
DIMINUIÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA
Liberdade Econômica e facilitar a abertura de novas empresas na cidade.
REVOGAÇO
Acabar com o sistema de leis inúteis na Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara
INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA INTERLIGADA A CPTM
Projeto de bilhete único que atenda realmente as necessidades do povo de Osasco.
Não o bilhete único capenga que foi criado pela atual gestão.
VALORIZAÇÃO DO MOTOBOY
Luta pela construção de uma base de apoio aos entregadores de aplicativos.
Luta pela regulamentação do serviço de moto-táxi na cidade .
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Criar leis em conjunto com a população, projetos que tenham verdadeiro impacto no dia a dia do povo.
JUVENTUDE NA POLÍTICA
Criar um espaço de debates, onde o jovem se sinta parte do processo e que esse jovem seja formado politicamente falando. De preferência dentro das periferias.
Mín. 12° Máx. 16°