Por Yuri Diniz
Os clubes já foram definidos para o Brasileirão série b 2024.
Os clubes são Amazonas-AM, América-MG, Avaí-SC, Botafogo-SP, Brusque-SC, Chapecoense-SC, Ceará-CE, Coritiba-PR, CRB-AL, Guarani-SP, Goiás-GO, Ituano-SP, Mirassol-SP.
Novorizontino-SP, Operário-PR, Paysandu-PA, Ponte Preta-SP, Santos-SP, Sport-PE, Vila Nova-GO. O novo Brasileirão será bem disputado pelas equipes muitos clubes vão tentar o objetivo de voltar a séria A de 2025.
Se por um lado o Amazonas chega à Série B pela primeira vez, por outro a equipe que há mais tempo não disputa a divisão em questão e retorna na temporada 2024 é o Paysandu. Rebaixado em 2018 ao terminar a competição em 17º, o Papão havia chegado à segunda fase da Série C em todas as edições desde então, mas fracassado, até então, na missão de conquistar o acesso.
Já Brusque e Operário-PR retornam na temporada imediatamente após a queda. O Santos vem de uma queda amarga no Brasileirão série A de 2023, e é um dos favoritos ao acesso de 2024 a série A de 2025, apesar do rendimento baixo esse ano o clube é um dos favoritos a voltar a série A em 2025, seguido de Sport-PE, Ceara-CE, Goiás-GO e Chapecoense-SC, candidatos a subirem e favoritos ao título da série B do Brasileirão de 2024.
Em 2024, a Série B do Campeonato Brasileiro continuará sendo disputada no formato adotado para a competição em 2006 e que espelha o regulamento do Brasileirão. O torneio será disputado por 20 clubes, que se enfrentam entre si em turno e returno ao longo de 38 rodadas. Sendo 19 partidas em casa e 19 fora de casa o mesmo formato do Brasileirão séria A.
Mín. 18° Máx. 28°