
O governador Rafael Fonteles, também presidente do Consórcio Nordeste, participou, nesta quinta-feira (23), da mesa de abertura do seminário “Como escalar e acelerar os investimentos sustentáveis no Nordeste: As oportunidades do Powershoring”, realizado na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. Durante o evento, foi assinado o acordo de cooperação técnica entre o Consórcio Nordeste e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), marcando o início de uma parceria voltada à atração de investimentos verdes e à promoção da transição energética na região.
O seminário, promovido pelo Consórcio Nordeste, BNB, Governo Federal e iCS, reúne representantes dos governos estaduais e especialistas em sustentabilidade para debater estratégias que impulsionem o desenvolvimento econômico de baixo carbono no Nordeste. A região concentra 78% da capacidade instalada de energia eólica e solar do país e possui localização estratégica, infraestrutura logística consolidada e mão de obra qualificada, fatores que a tornam altamente atrativa para indústrias verdes e de difícil descarbonização.

Na solenidade, Rafael Fonteles destacou que o momento é decisivo para potencializar a neoindustrialização sustentável no Brasil, com o Nordeste em posição de liderança.
“É uma alegria celebrarmos esse acordo que vai ser fundamental para dar continuidade a esse trabalho de potencializar, escalar e acelerar os investimentos verdes e sustentáveis na nossa região, aproveitando o enorme potencial de energia limpa que temos, seja eólica, solar, hidrelétrica ou biomassa”, afirmou o governador.

Durante sua fala, Rafael Fonteles também ressaltou a importância da presença do Nordeste na COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e defendeu a inclusão da Caatinga e do potencial energético da região no centro das discussões globais sobre sustentabilidade.
“O Nordeste estará presente, tanto na zona verde como na zona azul da COP30 para defender temas fundamentais, como a valorização dos nossos biomas, especialmente a Caatinga, e o aproveitamento do potencial dos nove estados para atrair investimentos industriais baseados em energia renovável”, enfatizou.

A diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade, Maria Netto, celebrou o início da parceria e reforçou a relevância do debate sobre o Powershoring, estratégia global de instalação de indústrias intensivas em energia em regiões com oferta abundante e limpa, como o Nordeste.
“Temos uma região que oferece uma solução energética de potencial global. É preciso falar de oportunidades, temos recursos humanos, energia renovável, portos e acesso a mercados. O Instituto Clima e Sociedade está muito feliz em iniciar esse trabalho e promover o diálogo entre setor público, privado e sociedade civil para avançarmos juntos”, destacou.
O evento segue ao longo do dia, com painéis que discutem estratégias regionais e internacionais para consolidação da agenda de Powershoring, mecanismos de financiamento e mitigação de riscos, marcos institucionais e clusters industriais de baixo carbono, além do papel da filantropia e da cooperação internacional na construção de uma economia verde integrada.

Governo Setur-MA recebe visita do presidente da Associação Brasileira de Turismólogo e Profissionais de Turismo
Acre Em homenagem ao Dia do Servidor, Ieptec lança oficina de pizzaiolo para servidores e comunidade de Rio Branco
Cidades Conselho Municipal de Cultura aprova tombamento de cinco imóveis históricos de Vitória da Conquista
MOBILIDADE Novo viaduto marca avanço na mobilidade urbana de Belém e Ananindeua OPORTUNIDADE Curso de cultivo de açaí capacita internos da Seap e reforça compromisso do Estado com a bioeconomia A iniciativa da Seap, em parceria com o Senar, alia qualificação profissional e sustentabilidade, promovendo novas oportunidades de reinserção soci...
Bahia Festa do Rosário dos Pretos celebra um ano como Patrimônio Cultural da Bahia
São Paulo Bairro da Liberdade está entre os 25 melhores destinos para viajar no mundo em 2026
Tocantins Com Operação Virtude, Polícia Civil do Tocantins realiza Dia D de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa Acre Governo promove o 2º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Comunicação do Acre Comunicar com clareza, ética e responsabilidade em tempos de redes sociais e excesso de informação é um grande desafio. Pensando nessa problemática... Mín. 13° Máx. 23°