A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promove o curso de Fruticultura – Cultivo de Açaí para internos da Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto de Santa Izabel (URRS Santa Izabel). O objetivo é qualificar 15 internos para o cultivo sustentável do açaí, incentivando a geração de trabalho e renda e contribuindo para a reintegração social.
Durante o curso, os participantes aprendem sobre preparo do solo, plantio, manejo e beneficiamento do açaí, um fruto símbolo da cultura paraense e um dos principais produtos agrícolas da região. A capacitação tem carga horária de 40 horas e duração de quatro dias, com conclusão prevista para esta sexta-feira (24).
A formação busca garantir aos participantes aprendizado técnico e, ao mesmo tempo, despertar a consciência ambiental e o compromisso com práticas produtivas sustentáveis, alinhadas à valorização dos recursos naturais e ao fortalecimento da economia verde.
A analista em Gestão Penitenciária e pedagoga Ivanilsa Aguiar, destacou a importância do curso para os internos da unidade. “É de fundamental importância. Porque garante a segurança pública, a cidadania e a dignidade humana desse custodiado. Quando a Seap oferece oportunidade de aprendizado, ele pode construir um novo futuro, inclusive para todos que cumprem a sua pena no sistema prisional”, afirmou.
Dinâmica das aulas -As aulas combinam momentos teóricos e práticos. O primeiro dia foi dedicado à teoria, oferecendo aos internos a base necessária para o início das atividades de campo.
Segundo o instrutor do curso, Pablo Leal, a iniciativa representa mais uma etapa no processo de reconstrução de vidas dentro do sistema prisional, ao unir capacitação e propósito ambiental.
“Mais que um fruto, o açaí é um símbolo de uma cultura e da identidade amazônica. Para internos dentro de programas de ressocialização, o açaí representa uma alternativa concreta para geração de trabalho e renda. O cultivo e o manejo sustentável do açaí valorizam a floresta em pé e fortalecem a bioeconomia regional”, declarou.
O reconhecimento nacional e internacional do açaí projeta a Amazônia como território de saberes e sustentabilidade. Assim, o fruto une renda, identidade, tradição, preservação ambiental e inclusão social no Estado do Pará.
A iniciativa reforça o papel do Pará como protagonista nas discussões sobre sustentabilidade, inclusão social e desenvolvimento responsável. Ao oferecer um curso voltado ao cultivo de um produto típico da floresta amazônica, a Seap reafirma seu compromisso com políticas públicas que integram capacitação, meio ambiente e ressocialização.
Para o interno Manuel Gomes, a experiência vai além da qualificação profissional, representa um aprendizado de vida. “Isso é uma grande oportunidade pra gente que está aqui. Queremos nos ressocializar. Quando eu sair, quero ter uma nova vida e utilizar esse conhecimento que ganhei aqui. Então, pra mim, foi muito bom esse curso de cultivo de açaí”, concluiu.
Essa realização reforça o propósito do Estado em promover educação e oportunidades dentro do sistema prisional, contribuindo para que os internos possam construir novas trajetórias de vida, com base no trabalho digno e no respeito à natureza. Mais do que uma formação técnica, o curso de cultivo de açaí simboliza reconstrução e esperança, mostrando que a sustentabilidade também começa com ações humanas e sociais.
Dados -O Pará lidera a produção de açaí no Brasil. Em 2024, o Estado foi responsável por mais de 90% da produção nacional, o equivalente a 1,9 milhão de toneladas. De acordo com estudo da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), entre 1987 e 2022, a produção paraense saltou de 145,8 mil toneladas para 1,9 milhão, um crescimento superior a 1.200%.
Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará
Acre Vice-governadora Mailza alinha com secretários municipais parcerias para fortalecer políticas de assistência social
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, estudante da rede estadual conquista medalha de ouro inédita no Wrestling nos Jebs 2025
Desenvolviment... Paraná apresenta ações de sustentabilidade a embaixador do Brasil na União Europeia
Bahia SSP e Detran realizam 'Operação Desmonte' em Feira de Santana
Bahia SAC Candeias realiza atendimento exclusivo para crianças nesta sexta-feira (24)
Gestão Pública CLDF define valor de emendas parlamentares para orçamento de 2026
Bahia A Trupe Poligodélica se apresenta na programação de shows do PAMBA Difusão Amplificada Governo Acervo digital da FMRB disponibiliza documentos da história republicana para consulta pública O conteúdo pode ser consultado de qualquer lugar, por celular, computador ou tablet, de forma prática, gratuita e totalmente online. Mín. 14° Máx. 26°