
A Polícia Civil do Tocantins realizou, nessa quarta-feira, 22, o Dia D da Operação Virtude, com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa em diversas localidades do estado. A ação integrada contou com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Vigilância Sanitária Municipal e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
Em Palmas, durante a operação, policiais civis da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa (1ª DAV) Palmas,realizaram visitas técnicas em abrigos de idosos para verificação das condições estruturais e de funcionamento, além da prestação de atendimentos e orientações aos responsáveis pelos locais. A ação visa subsidiar a elaboração de relatório conjunto que será encaminhado ao Poder Público Municipal para propor melhorias e intervenções.
Paralelamente, foi realizada uma ação de conscientização na Avenida Tocantins, no setor Taquaralto, com distribuição de material informativo e orientações sobre a proteção da pessoa idosa e a importância da denúncia em casos de violência.
Além das atividades na Capital, a Polícia Civil também realizou visitas institucionais e ações de conscientização nos municípios de Peixe e Dueré, como parte do Dia D da operação. Foram realizadas visitas às Secretarias de Ação Social, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), postos de saúde e hospitais, além do atendimento a idosos da comunidade local. Em Peixe, a equipe realizou visitas a idosos da região, incluindo um atendimento especial a uma idosa centenária, integrando as ações de proteção e acompanhamento social.
De acordo com a delegada titular da 1ª DAV, Ana Carolina Coelho Marinho, o Dia D da Operação Virtude é fundamental para fortalecer o trabalho integrado das forças de segurança no combate à violência contra a pessoa idosa. “O Dia D representa um momento estratégico de intensificação das ações, reunindo as forças de segurança para visitas, fiscalizações e atividades de sensibilização, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a proteção e a garantia dos direitos da pessoa idosa”, informou.
De acordo com o diretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), delegado Anderson Casé, o Dia D da Operação Virtude reforça o compromisso das forças de segurança em atuar de forma integrada e efetiva na proteção da pessoa idosa. “Momentos como este fortalecem o trabalho conjunto entre as instituições, ampliando a prevenção e a conscientização sobre os direitos dos idosos em todo o Tocantins”, destacou.
Operação Virtude
A Operação Virtude é uma ação nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No Tocantins, a operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Superintendência de Segurança Integrada e da Diretoria do Sistema Integrado de Operações.
Durante todo o mês de outubro, diversas atividades estão sendo desenvolvidas em municípios do estado, com foco em prevenção, fiscalização, investigação de denúncias e conscientização sobre os direitos das pessoas idosas.
Acre Vice-governadora Mailza alinha com secretários municipais parcerias para fortalecer políticas de assistência social
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, estudante da rede estadual conquista medalha de ouro inédita no Wrestling nos Jebs 2025
Desenvolviment... Paraná apresenta ações de sustentabilidade a embaixador do Brasil na União Europeia
Bahia SSP e Detran realizam 'Operação Desmonte' em Feira de Santana
Bahia SAC Candeias realiza atendimento exclusivo para crianças nesta sexta-feira (24)
Gestão Pública CLDF define valor de emendas parlamentares para orçamento de 2026
Bahia A Trupe Poligodélica se apresenta na programação de shows do PAMBA Difusão Amplificada Governo Acervo digital da FMRB disponibiliza documentos da história republicana para consulta pública O conteúdo pode ser consultado de qualquer lugar, por celular, computador ou tablet, de forma prática, gratuita e totalmente online. Mín. 14° Máx. 26°