 
   
   
    
O projeto visa modernizar e garantir mais celeridade no processo de emissão do novo documento


A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto Aderson Conceição de Melo (IIACM), realizou, na quarta-feira (29/10), a inauguração do atendimento on-line para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). O objetivo é ampliar o acesso da população à identificação civil em todo o Amazonas.
O diretor do IIACM, Mahatma Porto, explicou que, com essa nova unidade, 16 municípios agora contam com o serviço on-line. Esta expansão vem sendo realizada de forma contínua no intuito modernizar e agilizar o processo de emissão da CIN, por meio de soluções tecnológicas.


“A implantação do posto on-line do Careiro da Várzea é fruto do compromisso do Instituto de Identificação para com toda a população amazonense, porque vem oferecer um atendimento totalmente digital e moderno. O modo on-line proporciona uma integração direta ao banco de dados, agilizando a conferência e impressão do documento, reduzindo pela metade o tempo de expedição. Com isso, temos celeridade, tecnologia e modernidade para a identificação civil no estado do Amazonas”, destacou o diretor do IIACM.
A secretária municipal de Assistência Social do município, Maria da Conceição Leite, destacou que o modelo de agendamento eletrônico é um avanço, pois garante atendimento organizado e sem longas esperas, beneficiando diretamente os moradores.


“Eu acredito que essa modalidade é muito importante para os cidadãos, porque, quando o atendimento era off-line, as pessoas vinham até aqui e acabavam esperando muito tempo para serem atendidas. Agora, isso representa um marco para nós, pois as pessoas vão agendar via on-line esse atendimento, onde serão bem recebidas e terão sua vez garantida”, disse a secretária municipal.
Quem sentiu a mudança via a modalidade on-line foi o pescador Manuel Delgado de Castro. Ele demonstrou satisfação pela praticidade oferecida pelo serviço, pontuando que o novo documento será importante para benefícios sociais. “O atendimento aqui foi muito bom, ficou mais fácil para a gente. Como somos pescadores, dependemos da identidade para receber o nosso benefício. Com essa tecnologia mais avançada, tudo ficou melhor. O atendimento foi rápido e facilitou bastante para resolver as nossas coisas também”, declarou.

Foto: Victor Levy/SSP-AM
Atendimento domiciliar
Após o evento de inauguração, a equipe do Instituto de Identificação, realizou um atendimento domiciliar a uma idosa, de 98 anos, portadora de Alzheimer, que não podia se deslocar até o posto físico da cidade. Na ação, uma equipe foi ao local com todo o material necessário para coletar impressões digitais e documentos, garantindo a emissão da CIN de forma acessível e inclusiva.
“Esses atendimentos domiciliares são voltados para pessoas cadeirantes ou que não conseguem se locomover até o posto de identificação. Também realizamos o serviço em instituições hospitalares, quando o cidadão está impossibilitado de se deslocar. Basta entrar em contato com o Instituto de Identificação, que uma equipe é enviada ao local para realizar o atendimento e emitir a Carteira de Identidade Nacional”, pontuou Mahatma.

Foto: Victor Levy/SSP-AM
A aposentada Maria do Carmo Inhamuns de Paulos, de 78 anos, filha da idosa, elogiou a iniciativa de atendimento. “Eu acho muito bom, porque todas as pessoas que têm esse benefício ficam agradecidas e eu agradeço pelo atendimento que estão realizando, principalmente por virem até a casa dos idosos”, enfatizou.
 Segurança  Aesp/CE forma a 10ª turma do Curso Especial de Policiais de Motocicleta
  Segurança  Aesp/CE forma a 10ª turma do Curso Especial de Policiais de Motocicleta   Segurança  PCCE e PMCE cumprem mandado de prisão em desfavor de suspeito de homicídio em Pacajus
  Segurança  PCCE e PMCE cumprem mandado de prisão em desfavor de suspeito de homicídio em Pacajus  Segurança  Advogada suspeita de integrar grupo criminoso é presa pela PCCE na Capital
  Segurança  Advogada suspeita de integrar grupo criminoso é presa pela PCCE na Capital   Segurança  Policiais militares prendem suspeito com 21 aparelhos celulares em Caucaia
  Segurança  Policiais militares prendem suspeito com 21 aparelhos celulares em Caucaia   Segurança  Dois suspeitos de crimes são presos durante operação Opus em Fortaleza
  Segurança  Dois suspeitos de crimes são presos durante operação Opus em Fortaleza  Segurança  Fortaleza sediará o 1º Encontro Nacional sobre Crimes Cibernéticos e Fraudes Digitais
  Segurança  Fortaleza sediará o 1º Encontro Nacional sobre Crimes Cibernéticos e Fraudes Digitais   Sergipe  Governo divulga resultados das provas objetiva e discursiva do concurso de auditor fiscal de Sergipe
  Sergipe  Governo divulga resultados das provas objetiva e discursiva do concurso de auditor fiscal de Sergipe Mín. 16° Máx. 23°
 
  
  
 