 
   
   
     
O Governo do Tocantins, por meio da Polícia Civil, esteve presente, nessa quarta-feira, 29, no evento de implantação doBanco Vermelho, iniciativa de enfrentamento ao feminicídio realizada no município de Arapoema.
A ação, promovida na Praça do Ginásio de Esportes José Dias Carneiro, faz parte do projetoJUS em Ação, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), e visa sensibilizar a comunidade de Arapoema quanto à aplicação da Lei Maria da Penha, aos tipos de violência praticados contra a mulher e aos mecanismos de denúncia disponíveis.
Durante o evento, o delegado-chefe da 38ª Delegacia de Polícia em Arapoema, Marco Aurélio Barbosa Lima, representou a PC/TO na instalação doBanco Vermelho, que é o símbolo mundial de combate ao feminicídio. Segundo a autoridade policial, muito mais do que chamar a atenção para um tema tão relevante e importante que é o combate à violência contra a mulher, a simbologia do banco vermelho, visa convidar a toda a população de Arapoema para um reflexão profunda sobre as causas desse problema tão grave que ainda afeta incontável número de pessoas na região e em todo o estado.
“A instalação desseBanco Vermelhotem por objetivo alertar a toda a população para que possa se engajar de verdade na luta contra a violência de gênero, que, infelizmente, ainda faz muitas vítimas em nosso estado. Nesse sentido, a Polícia Civil é parceira da ação e tem intensificado ainda mais as ações de prevenção ao crime de feminicídio, na região de Arapoema e em todo o estado”, frisou a autoridade policial.
Ações da Polícia Civil
Por meio de ações firmes e planejadas, a Polícia Civil do Tocantins tem promovido inúmeros eventos, que visam erradicar a violência contra a mulher, seja por meio de palestras, caminhadas, panfletagem e demais eventos de norte a sul do estado, visando oferecer a proteção e o cuidado que todas a mulheres tocantinenses tanto precisam e anseiam.
Mais de seis meses sem tentativas de feminicídios em Arapoema
O delegado Marco Aurélio relembra ainda que há mais de seis meses, a cidade de Arapoema não registra um crime de violência de gênero contra uma vítima mulher. “Importante frisar que o último episódio de tentativa de feminicídio em nossa cidade ocorreu no dia 8 de maio de 2025, quando um homem descumpriu medidas protetivas e tentou matar a ex-companheira a facadas. No entanto, após pronta intervenção da Polícia Civil, ele foi encontrado e preso no dia seguinte”, afirmou o delegado.
A autoridade policial também destaca que o enfrentamento à violência contra a mulher é um dever de todos. “Enquanto força de segurança, a Polícia Civil está pronta e sempre preparada para atuar em defesa de todas as mulheres, mas precisamos da ajuda da população para que contribua com o trabalho policial, por meio de denúncias para que possamos identificar e prender agressores”, pontuou.
O evento em Arapoema reuniu autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, bem como da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Defensoria Pública e a população em geral.
 São Paulo  Programação cultural em SP em maratona de filmes de terror, contação de histórias e mais
  São Paulo  Programação cultural em SP em maratona de filmes de terror, contação de histórias e mais   São Paulo  Famílias de baixa renda da Grande São Paulo vão receber caixas d’água
  São Paulo  Famílias de baixa renda da Grande São Paulo vão receber caixas d’água   Defesa Civil  Seminário da Defesa Civil amplia discussões sobre segurança de barragens no Paraná
  Defesa Civil  Seminário da Defesa Civil amplia discussões sobre segurança de barragens no Paraná  Procuradoria-G...  TRF4 mantém vitória do Paraná sobre legislação ambiental e dá segurança aos agricultores
  Procuradoria-G...  TRF4 mantém vitória do Paraná sobre legislação ambiental e dá segurança aos agricultores   Paraíba  Cadeia Pública de Malta inova com Curso de Agricultura Orgânica e foca na ressocialização   Geral  Governo envia 20 peritos da PF para reforçar perícia no Rio É a primeira ação do escritório emergencial de combate ao crime
  Paraíba  Cadeia Pública de Malta inova com Curso de Agricultura Orgânica e foca na ressocialização   Geral  Governo envia 20 peritos da PF para reforçar perícia no Rio É a primeira ação do escritório emergencial de combate ao crime Mín. 16° Máx. 23°
 
  
  
 