
No primeiro dia de outubro, o Presídio de Alfenas, no Sul de Minas, integrou a seus projetos de ressocialização o Projeto Cozinha Escola. A ação, que nasceu de uma parceria entre a unidade e a empresa Claudionor Cirqueira Sales - ME, consiste em um curso profissionalizante que tem como objetivo apresentar, através de aulas práticas e teóricas, os conceitos de nutrição, cozinha e alimentação saudável. O curso já conta com a participação de 12 custodiados.
As aulas acontecem dentro da própria unidade, numa cozinha integrada ao projeto, e o curso dura seis meses. Na primeira semana de funcionamento, as lições abordaram o tema 'Segurança e Legislação em Cozinha Industrial', visando apresentar as normas e princípios de boas práticas dentro do ambiente da cozinha industrial, a fim de destacar a prevenção de acidentes, o uso adequado de equipamentos e a importância de um ambiente de trabalho organizado. Dentro do projeto, são produzidas pelos participantes cerca de 1.700 marmitas diariamente.
Para a diretora de atendimento do Presídio de Alfenas, Jéssica Fialho, o Cozinha Escola é fundamental no processo de ressocialização, porque oferece aos presos oportunidades de reintegração social e profissional. “Os projetos capacitam os indivíduos para o mercado de trabalho, proporcionando uma alternativa ao crime, ao mesmo tempo em que cumprem o direito à educação e à dignidade humana”, disse.
Além disso, o Presídio de Alfenas possui uma parceria com a empresa Eclypse Indústria e Comércio de Materiais Médicos e Hospitalares, que consiste na confecção de aventais cirúrgicos para uso hospitalar. A ação conta com a mão de obra de 18 custodiados em regime fechado e produz mensalmente cerca de 300 mil unidades de aventais.
Outra iniciativa em destaque é o Projeto Assolar, que fabrica móveis e artesanatos em madeira sob encomenda para o comércio local, que conta com a participação de oito presos. Os projetos de ressocialização e trabalho vigentes servem como meio de profissionalização e reintegração social dos detentos sob custódia, que precisam passar por um processo de aprovação pela Comissão Técnica de Classificação (CTC), que avalia o perfil de cada um e autoriza ou não sua participação nos projetos.
"Capacitação gera oportunidade, e oportunidade afasta o crime. O Cozinha Escola, como nossos outros projetos, é investimento em segurança. Formamos profissionais qualificados que, ao recuperarem sua liberdade, estarão preparados para contribuir com a sociedade e não para voltar ao sistema prisional. Esse é o resultado que buscamos: eficiência e prevenção", afirma o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública , Rogério Greco.
Com iniciativas como o Projeto Cozinha Escola, o Projeto Assolar e a parceria com a Eclypse Indústria e Comércio, o Presídio de Alfenas reforça seu compromisso com a ressocialização e a capacitação profissional dos custodiados.
Segurança PCCE cumpre sete mandados de prisão contra suspeitos de tráfico de drogas e por integrar organização criminosa em Morada Nova
Segurança Polícia Militar apreende adolescente suspeito de envolvimento em homicídio em Sobral
Amazonas Pioneiras da Polícia Militar do Amazonas: 45 anos de história e inspiração
Segurança Governo de Minas realiza ação de combate à violência contra idosos em todo o estado
Segurança Com auxílio de informações da Ciops/SSPDS, PMCE captura quatro suspeitos em posse de 13 armas no Jangurussu
Amazonas Operação integrada realiza recambiamento de internos no interior do Amazonas
Amazonas IML busca por familiares de Jonas Oliveira da Silva para reconhecimento Segurança Receita Federal, Mapa, Sefaz-CE e Decon realizam operação conjunta em estabelecimentos suspeitos de adulteração e comércio ilegal de bebidas Equipes de trabalho continuam com as ações nesta quinta-feira (23) A Receita Federal do Brasil (RFB), em ação conjunta com o Ministério da Agricult...
Segurança Ciopaer/SSPDS realiza treinamento em tecnologia de resgate Mín. 14° Máx. 26°