
Durante o mês de outubro, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tem coordenado uma iniciativa integrada voltada para o enfrentamento da violência e da subtração de direitos fundamentais das pessoas idosas.
Com apoio das polícias Civil e Militar , Corpo de Bombeiros Militar , Ministério Público, Defensoria Pública e das secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedese) , a Operação Virtude marca o 22º aniversário da Lei nº 10.741, de 1/10/2003, que instituiu a criação do Estatuto da Pessoa Idosa.
Por meio do trabalho integrado realizado pelas Forças de Segurança e pelas instituições parceiras, a Operação Virtude tem como propósito não somente a repressão dos crimes contra idosos, mas também a garantia de assegurar proteção integral e um ambiente seguro e digno para essa faixa etária, sobretudo para os mais de 18 mil idosos que, segundo o Censo SUAS 2024, vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) em 368 municípios do estado.
Desde o início da operação, que começou no dia 1/10, até a última terça-feira (21/10), foram registrados 352 boletins de ocorrência e 413 vítimas receberam atendimento por parte das Forças de Segurança.
Foram efetuadas 42 prisões em flagrante e outras 18 por mandado de prisão, além da condução de 17 indivíduos à autoridade policial por suspeita de crimes contra idosos. Também foram prestados mais de 1,2 mil atendimentos pré-hospitalares (APH) por parte do Corpo de Bombeiros Militar.
Também ocorreram ações de fiscalização em Instituições de Longa Permanência de todo o estado. Em Belo Horizonte, a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil vistoriaram três instituições nos bairros Acaiaca, Bandeirantes e Coqueiros, localizados nas regionais Nordeste, Pampulha e Noroeste.
"A Operação Virtude se espalhou pelo estado inteiro com a finalidade não só de reprimir e prevenir a prática de infrações contra as pessoas idosas, mas também de fiscalizar os locais onde essas pessoas permanecem por um longo tempo. O objetivo do Estado é coibir efetivamente qualquer prática que venha interferir e prejudicar a vida da pessoa idosa", explica Rogério Greco, secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública.
Além das ações repressivas, a Operação Virtude promoveu, nessa quarta-feira (22/10), uma ação educativa e preventiva realizada na Praça Sete, Centro da capital. No local, as instituições participantes levaram informações à população sobre a importância do cuidado e da proteção da pessoa idosa. Além disso, o público alvo da ação teve acesso a serviços jurídicos prestados pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública.
O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, destacou que a Operação Virtude tem como um de seus propósitos mais significativos a promoção do acolhimento à pessoa idosa pelo poder público, uma vez que essa faixa etária é frequentemente invisibilizada pela sociedade.
Ele reforçou a importância dos canais de denúncia. "O Disque Denúncia 181 e 190 são meios para que a população possa informar situações de violência contra idoso e, assim, contribuir com o trabalho desempenhado pelas Forças de Segurança”, informou.
Segurança PCCE cumpre sete mandados de prisão contra suspeitos de tráfico de drogas e por integrar organização criminosa em Morada Nova
Segurança Polícia Militar apreende adolescente suspeito de envolvimento em homicídio em Sobral
Amazonas Pioneiras da Polícia Militar do Amazonas: 45 anos de história e inspiração
Segurança Com auxílio de informações da Ciops/SSPDS, PMCE captura quatro suspeitos em posse de 13 armas no Jangurussu
Amazonas Operação integrada realiza recambiamento de internos no interior do Amazonas
Amazonas IML busca por familiares de Jonas Oliveira da Silva para reconhecimento
Segurança Ciopaer/SSPDS realiza treinamento em tecnologia de resgate
Segurança Seis suspeitos são capturados e quatro armas são apreendidas durante dois dias de Operação Opus no bairro José Walter, em Fortaleza Mín. 13° Máx. 23°