Nesta terça-feira (21) é celebrado no Município o Dia do Canguru, com o objetivo de reforçar a divulgação das ações do método que beneficia bebês recém-nascidos de baixo peso ou prematuros. E para comemorar a data, foram realizadas capacitações na rede municipal de saúde na última semana.
Os profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família (Usafas) passaram por treinamento na sala de capacitação da Usafa Noêmia, no Bairro Tupi, em uma ação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município. Na mesma semana, os profissionais da Maternidade do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID) receberam uma ação de sensibilização sobre o tema, visando atualizar as boas práticas no atendimento aos pequeninos.
Pela semelhança como o animal acolhe o filhote em uma bolsa abdominal, o Método Canguru é um procedimento que começa a ser praticado já na UTI Neonatal, para que o bebê atinja o peso ideal e não necessite de medicação, até que possa receber alta e ter a continuidade do tratamento em casa. O bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com a mãe ou o pai. O processo acontece de forma gradativa. Inicialmente, os pais tocam seu bebê, para depois colocá-lo na posição “canguru”.
Além de divulgar o método, durante a capacitação foram abordadas inúmeras questões visando o melhor acompanhamento desse bebê nas unidades de saúde e que são fundamentais para o bebê canguru, desde como acolhê-los, a fazer a pesagem e a medida de estatura de maneira diferente, entre outros aspectos essenciais. Durante a palestra também foram citadas as doenças mais comuns da prematuridade e como preveni-las. O encontro visou ainda atualizar os profissionais das novidades do Método Canguru e as recentes tendências relativas ao cuidado com os bebês.
Conduziram as atividades as tutoras do Método Canguru em Praia Grande, a médica pediatra Kátia Mara Mendes Ferreira Santos e a assistente social e terapeuta comunitária integrativa Jeane Bogsan. No Hospital, também palestrou a pediatra e neonatologista do CHID, Marilene Kiskissian Martins.
“Na Usafa nós recapitulamos o Método Canguru e falamos bastante sobre a importância da amamentação e também comentamos sobre suplementação. Já no Hospital mostramos às equipes como ocorre o Método no Município quando a Maternidade envia para a Atenção Primária o bebê que já está adaptado ao canguru por conta dos leitos cangurus do Hospital. Na ocasião fizemos a sensibilização para impactar os profissionais e foi uma das mais impactantes e comoventes que tivemos. Os depoimentos foram lindíssimos, uma conexão grande de sentimentos e empatia. Fizemos uma parada de consciência, para que todos olhassem o que estavam fazendo e o que poderiam melhorar na sua prática diária, trazendo um impacto direto ao bebê e à família”, afirmou Katia.
Emoção –Com 10 anos como tutora do Método Canguru pelo Ministério da Saúde, Jeane ressaltou a entrega do trabalho ao longo do tempo e lembrou que esta foi sua última capacitação do Método pelo Município, pois ela vai se aposentar nos próximos meses. “Dez anos à frente de um trabalho tão importante que salva vidas, e uma parceria tão linda e de irmandade com doutora Kátia, fica um sentimento de dever cumprido, mas também dá uma dorzinha no coração. Me emocionei muito durante a atividade no Hospital, mas encerro este ciclo com a certeza de que entregamos muito amor por esta causa tão importante”, disse.
Semana –A atividade faz parte da Semana de Conscientização do Método Canguru, instituída no Município pela lei nº 1815/2016, que também determinou o dia 21 de outubro como o “Dia do Canguru” para reforçar a divulgação das ações do método.
Mín. 12° Máx. 25°