Em uma mobilização para assegurar a proteção de crianças, jovens e adultos, a Prefeitura de Camaçari realizou, neste sábado (18), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A estrutura, organizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), contou com 22 pontos de vacinação distribuídos entre a sede e a orla, registrando um total de 2.832 doses aplicadas.
O número computado neste Dia D demonstra a continuidade das políticas públicas de prevenção e o fortalecimento da imunização em Camaçari. Com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis, a abertura oficial da ação aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila de Abrantes.
Para o prefeito Luiz Caetano, a vacinação é uma das maiores ferramentas de cuidado coletivo e proteção. “Hoje estamos fortalecendo a orla com essa abertura aqui em Vila de Abrantes, garantindo que ninguém fique sem acesso às vacinas. Seguimos trabalhando para ampliar a cobertura vacinal e assegurar que nossas crianças e adolescentes cresçam com saúde e proteção”, afirmou.
Além das USFs, a população pôde se imunizar no Boulevard Shopping Camaçari, na sede, no Outlet Premium, em Abrantes, no Mercado Municipal de Monte Gordo, e no drive-thru no estacionamento da prefeitura.
Pela primeira vez, o município contou com o drive-thru para a campanha de multivacinação, facilitando o acesso principalmente de adolescentes e adultos. Durante todo o dia, a procura pelos imunizantes no ponto foi intensa. O local atendeu pessoas acima dos 7 anos de idade, das 8h às 17h.
Segundo a secretária de Saúde, Rosangela Almeida, o Dia D é um grande marco de mobilização e demonstra o compromisso das equipes de saúde com a proteção da população. “A boa procura no drive-thru da prefeitura confirma que estamos ampliando o acesso e facilitando a chegada das vacinas até as pessoas. Nosso objetivo é recuperar coberturas vacinais e seguir garantindo cuidado, acolhimento e prevenção em toda a cidade”, destacou.
Quando comparada à última campanha de multivacinação realizada no município, em 2023, houve um aumento de 360% no número de doses aplicadas. Há dois anos, foram apenas 615.
“O Dia D de vacinação reforça o compromisso com a saúde pública, a prevenção de doenças e o fortalecimento do SUS como patrimônio de todos os brasileiros.”, ressaltou a subsecretária de Saúde, Gabriela Mendes.
Para a diretora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Ana Paula Araújo, esta campanha é fundamental para recuperar coberturas vacinais e impedir o retorno de doenças já controladas. “O monitoramento epidemiológico é contínuo e as ações seguem alinhadas com as diretrizes nacionais de proteção à saúde”, frisou.
No Dia D, foram ofertadas vacinas de rotina para crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, além da tríplice viral — que protege contra o sarampo — destinada a pessoas de 1 a 59 anos, influenza, hepatite e HPV, este último voltado para jovens entre 15 e 19 anos. A Campanha Nacional de Multivacinação continua até o dia 31 de outubro.
Mín. 15° Máx. 25°