O Governo do Ceará e o Governo Federal anunciaram, neste sábado (18), novos investimentos para o Hospital Municipal de Brejo Santo. Os recursos possibilitarão o aumento do número de cirurgias realizadas e a implantação do tratamento contra o câncer no município. Na ocasião, também foi realizado o Dia D de Vacinação em Brejo Santo.
A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da secretaria da Saúde, Tânia Mara Coelho; do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e outras autoridades.
O chefe do Executivo Estadual, Elmano de Freitas — que recebeu o título de cidadão brejo-santanense neste sábado (18) — ressaltou a importância da ação para o fortalecimento da regionalização da saúde pública no Ceará. “Estou muito feliz de estarmos aqui, junto ao Governo Federal, para dobrar os recursos de apoio ao Hospital Geral de Brejo Santo. Isso vai permitir que o município realize quatro mil cirurgias por ano, beneficiando o povo brejo-santanense e todo o Cariri Oriental”, pontuou.
Com os novos investimentos, o Hospital Municipal de Brejo Santo passa a contar com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que oferecerá atendimento especializado e integrado aos pacientes com câncer — desde o diagnóstico até o tratamento. “Isso vai representar uma grande mudança na vida dessas pessoas e de suas famílias. Este é um momento que marca a transformação da saúde pública em Brejo Santo”, destacou Elmano.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, detalhou o impacto dos investimentos na vida da população. “A cidade de Brejo Santo tem se desenvolvido na área médica, vocacionou-se para isso e conta com equipamentos de altíssimo nível. É um terreno fértil que nos permite estar aqui fazendo este anúncio, destinando recursos adicionais e ampliando a programação de exames em toda a região”, comentou.
“Aqui serão realizadas mais de 380 cirurgias por mês, além de mais de 300 exames de sangue, tomografias, raios X, ultrassonografias e ressonâncias. Serão feitos ainda mais de 250 procedimentos diagnósticos nas áreas de oncologia e ortopedia, de forma integrada. Assim, o hospital poderá atender toda a região, e já estão sendo articulados atendimentos para municípios de outros estados que fazem limite com Brejo Santo”, afirmou Mozart Sales.
Com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, além de atender grupos prioritários, mais de 130 municípios do Ceará aderiram ao movimento e estão mobilizando a população neste Dia D de Vacinação. A campanha teve início em 6 de outubro e segue até 31 de outubro de 2025, com a estimativa de que 1.857.403 pessoas menores de 15 anos compareçam às unidades básicas de saúde durante o período.
Mãe de duas crianças, a dona de casa Cristiana Nascimento foi até a Unidade Básica de Saúde Coração de Jesus, em Brejo Santo, para atualizar a caderneta de vacinação do filho de 9 meses, Enzo Gabriel. Já a filha, Maria Eduarda, de 5 anos, está com a caderneta completamente atualizada.
“Hoje em dia há muitas doenças circulando, então a gente não pode relaxar”, comentou a dona de casa. Enzo Gabriel tomou as vacinas contra a febre amarela e a influenza (gripe). “Eu estou sempre atenta para não deixar as vacinas atrasarem. É muito importante para garantir a saúde do meu filho, e isso é o que mais importa para mim”, completou.
Presente no evento central do Dia D, em Brejo Santo, a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, enfatizou a importância da imunização e da adesão da população. “Viemos dar um recado muito importante: hoje é o Dia da Multivacinação. Este dia também serve para lembrar pais e responsáveis sobre a importância de manter as vacinas em dia. Conseguimos erradicar algumas doenças e não queremos que elas voltem. Então temos que reforçar que a vacina protege, a vacina salva vidas”, concluiu.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é referência mundial, oferecendo 52 tipos de imunobiológicos, sendo 32 vacinas no total. Dessas, 19 fazem parte do calendário vacinal de rotina. Para garantir a imunização dos cearenses, a parceria entre a União e o Governo do Ceará assegurou, somente em 2025, aproximadamente R$ 6 milhões em repasses aos municípios e ao Estado, com o objetivo de apoiar as atividades de vacinação nas escolas e a atualização das cadernetas.
Leilane Varela, enfermeira e coordenadora de Imunização de Brejo Santo, descreveu o Dia D como um “dia de proteção” à população. “É muito importante abrir este dia extra para a população. Aqui, temos tido uma grande adesão. As pessoas que não puderam vir durante a semana compareceram hoje. Sabemos que as vacinas salvam e protegem, então este é um movimento de proteção da nossa população”, afirmou.
Aproveitando este “dia de proteção”, a aposentada da área da saúde, Leda Araujo, foi reforçar sua dose da vacina contra a influenza. “Sou acompanhada por uma pneumologista, e ela disse que era imprescindível que eu tomasse minha dose de reforço”, explicou Leda. “Oportunidades como esta não se perdem. É muito importante para a nossa saúde, então cheguei cedo para garantir minha vacina e ficar despreocupada”, concluiu.
Em Fortaleza, o Dia D de Vacinação contou com uma ação na Cidade da Criança, localizada no Centro da capital. Na ocasião, a dona de casa Júlia Dias levou as duas filhas para se vacinarem: Rebeca Cecília, de 2 anos, e Maria Júlia, de 11.
Ela conta que aproveitou o espaço lúdico para as crianças brincarem e receberem a vacina. “A gente veio com a Instituição Barnabé, então aproveitamos o passeio à Cidade da Criança. As crianças brincam e tomam a vacina. Se distraem e levam a picadinha. A caderneta está toda em dia, porque está tudo atualizado”, relatou.
O vigilante Francisco César Batista passou a noite trabalhando e foi direto para a Cidade da Criança se vacinar, ao saber da campanha. “Não é só importante, é necessário pra gente se precaver das doenças. Porque, se você estiver vacinado, mesmo que pegue uma gripe, ela vai vir leve. E se você não estiver vacinado, vai se agravar mais”, alertou, acrescentando que procura sempre manter a caderneta atualizada.
A ideia de realizar a ação na Cidade da Criança teve como objetivo desmistificar a associação entre vacina e doença, de acordo com Rianne Azevedo, secretária da Saúde de Fortaleza. “Vacina é você estar aqui brincando com as crianças, com os adultos e se cuidando. Essa é a percepção que a gente quer transmitir em relação a esse dia, aqui, na Cidade da Criança”, frisou.
A primeira-dama da capital, Cristiane Leitão, avaliou que a escolha do local foi acertada. “Dentro do parque nós temos oito circuitos para brincar, um espaço muito aconchegante, arborizado. Então, você recebe a sua vacina e também tem o momento de brincar, de confraternizar”, concluiu.
Mín. 15° Máx. 25°