O equipamento móvel é parte do programa Agora Tem Especialistas, do governo federal
“Tenho minha filha, minha bebezinha de 1 ano, e sei da importância de me cuidar para poder viver muitos anos ao lado dela, contribuindo para o futuro dela”, disse a dona de casa Brenda Santos, ressaltando a importância da Carreta Saúde da Mulher, que chegou a Juazeiro do Norte neste sábado (18). “Essa é uma ação importante não só para Juazeiro do Norte, mas para todo o Ceará, viabilizada pela parceria entre os governos federal e estadual”, complementou Brenda.
Vinculada ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde (MS), a carreta chegou ao bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, oferecendo exames e diagnósticos para o público feminino. A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; do secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS, Mozart Sales, e de outras autoridades.
Feliz por entregar mais essa ação para a saúde da população, o governador Elmano de Freitas enfatizou a importância do equipamento móvel. “Na sexta-feira (17) entregamos outra carreta em Russas, e a do Cariri chegou neste sábado (18) para atender as mulheres. Estamos todos juntos, porque este é um serviço muito importante de prevenção do câncer entre as mulheres”, pontuou o governador. “A mulher que for atendida aqui será acompanhada e, se necessário, encaminhada para tratamento porque sabemos que o diagnóstico com precocidade salva vidas”, completou.
Atuando pelos próximos 30 dias na região, a Carreta da Saúde da Mulher tem o objetivo de levar atendimento às cidades do interior, com foco na prevenção do câncer de mama e do colo do útero — que causam um grande número de óbitos no Brasil. Em busca de realizar seus check-ups, a dona de casa Leninha comemorou a chegada do serviço ao seu município.
“Estou muito feliz com a chegada desta carreta e de tantos profissionais, principalmente para as mulheres, porque aqui há uma grande necessidade e demanda”, relatou a moradora do bairro João Cabral. “Nós, mulheres, temos demandas de saúde muito específicas, e aqui conseguiremos consultas e exames”, completou.
Realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS), a iniciativa do programa Agora Tem Especialistas tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais no acesso à assistência especializada. Equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes de saúde estão preparadas para atender nas unidades móveis.
Focada em especialidades voltadas ao público feminino, a carreta oferece serviços de prevenção e diagnóstico do câncer de mama — a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil — incluindo mamografia e ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia ou exérese de nódulo e exame anatomopatológico da mama. Para o rastreamento do câncer de colo do útero — a quarta maior causa de morte — estão disponíveis colposcopia, biópsias e exames anatomopatológicos, além de procedimentos terapêuticos, entre outros.
Trabalhadora da limpeza urbana de Juazeiro do Norte, Larissa Viana aproveitou a Carreta da Saúde da Mulher para realizar a prevenção contra o câncer de mama. “Eu vim fazer a limpeza aqui da praça [do CC 2012] e ainda vou aproveitar para cuidar dos meus check-ups de prevenção”, comentou. “É muito importante ter um equipamento móvel como este nos municípios mais afastados, principalmente para a prevenção do câncer de mama. São ações assim que nos dão acesso a mais informações, permitindo que as mulheres façam sua prevenção e aprendam a praticar o autocuidado. Isso é fundamental para a nossa saúde”, ressaltou Larissa.
O consultório ginecológico das carretas do programa Agora Tem Especialistas conta com ambiente climatizado para atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico, oferecendo às mulheres ultrassonografia transvaginal e pélvica. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento destinado à ação durante o Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões, com 28 unidades móveis atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as cinco regiões do país.
Aline Ribeiro, que procurou consultas na manhã deste sábado (18), deixou um recado para as mulheres da região: “Essa é uma grande oportunidade, então as mulheres da região não podem perder. Venham se cuidar”.
Mín. 15° Máx. 25°