“Em toda a história do Acre nenhum governo entregou tantos títulos definitivos rurais, urbanos e para entidades religiosas como o nosso.” Assim iniciou a fala do governador Gladson Camelí ao entregar mais 537 títulos definitivos em Xapuri nesta quarta-feira, 24. Pela quarta vez este mês, o chefe de Estado reforçou seu compromisso com a segurança jurídica para famílias e instituições religiosas, protegendo contra conflitos fundiários e fortalecendo o sentimento de pertencimento.
Com investimento de R$ 3.308.000, o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) realizou a cerimônia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Divina Providência, beneficiando moradores dos bairros Pantanal, Hermínio de Melo e Constantino, produtores rurais dos Pólos Agroflorestais I e II, além de instituições religiosas.
Do total de documentos entregues, 486 são títulos urbanos, 43 rurais e 8 destinados a templos e organizações religiosas, com investimentos de recursos próprios do governo do Estado, por meio dos programas “Minha Terra de Papel Passado” e “Igreja Legal”, ambos executados pelo Iteracre.
O governador celebrou o marco e reafirmou o compromisso da gestão com a legalização de propriedades em todo o Acre. ressaltando que milhares de títulos já foram entregues nos 22 municípios acreanos, sempre com os custos bancados pelo Estado. “Esses programas têm ajudado muitas famílias a prosperarem. Com a legalização, os proprietários podem acessar crédito bancário, investir em melhorias e movimentar a economia do Acre”, afirmou.
Ele agradeceu à presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, e sua equipe pelo empenho nas pesquisas e documentações, além de reconhecer a parceria do Tribunal de Justiça do Acre.
Desde o dia 9 de setembro, Gladson Camelí esteve pessoalmente em quatro cidades do estado entregando documentações ao lado de Gabriela Câmara. Até o momento, os investimentos em regularização fundiária nesta fase ultrapassam R$ 7,4 milhões, consolidando uma das maiores ações do gênero na história do Acre.
A regularização é um símbolo de cidadania e dignidade, reconhecendo a história das famílias e seu direito à terra. Com o programa Igreja Legal, templos e instituições religiosas passam a ter respaldo jurídico, podendo ampliar suas ações sociais e comunitárias. Já o Minha Terra de Papel Passado promove inclusão social e territorial, alcançando populações historicamente invisibilizadas.
A legalização das propriedades também contribui para um planejamento urbano e rural mais eficiente, facilitando a implementação de políticas públicas de infraestrutura, saneamento e mobilidade. A parceria entre governo e sociedade é evidenciada pela escuta ativa das comunidades e pela transparência institucional, reforçada pela produção de vídeos que prestam contas e divulgam as ações governamentais.
Ao encerrar seu discurso, o governador desejou sorte e prosperidade aos beneficiados. “Façam bom uso de todas as possibilidades e oportunidades que a legalidade oferece. Esse é um passo importante para transformar sonhos em realidade”, concluiu Camelí.
A presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, destacou os avanços na regularização fundiária no município e anunciou novas áreas que serão contempladas pelo programa “Minha Terra de Papel Passado”.
Em discurso emocionado, Gabriela relembrou os desafios enfrentados em 2023 para entregar os títulos definitivos aos moradores do bairro Laranjal e do polo Variante da Borracha, que aguardavam há mais de 30 anos pela documentação registrada em cartório.
“Essa página já está virada na história de Xapuri. Hoje, graças à união entre Prefeitura, governo do Estado, cartório local, Tribunal de Justiça e Corregedoria, estamos celebrando mais uma conquista para as famílias xapurienses”, afirmou.
Nesta primeira etapa, três bairros do município foram devidamente regularizados, resultado da integração entre as instituições envolvidas. A presidente do Iteracre também anunciou que uma área estratégica será contemplada futuramente, incluindo o bairro Mutirão, o aeródromo municipal e o Corpo de Bombeiros.
Segundo Gabriela, a área era considerada de domínio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o que dificultava o processo de regularização por gestões anteriores. Após mais de duas décadas de espera, a união entre Prefeitura e governo do Estado permitiu o avanço do processo de doação e a inclusão da área no programa.
“Xapuri é uma das cidades acreanas que mais recebeu investimentos em regularização fundiária. E isso só foi possível graças ao compromisso do governador Gladson Camelí e à articulação entre os órgãos envolvidos”, concluiu.
A cerimônia reforçou o compromisso do governo estadual com a garantia do direito à moradia e à segurança jurídica das famílias acreanas, consolidando Xapuri como referência em políticas públicas de ordenamento territorial.
A moradora Samara Ohana representou os beneficiários da ação e emocionou os presentes ao compartilhar sua história pessoal e homenagear sua mãe, que sonhava com a conquista.
“Como filha de Xapuri, nascida e criada neste município, é uma alegria imensa receber hoje o meu título definitivo. Esse era um sonho da minha mãe, que infelizmente não está mais entre nós, mas seu legado permanece vivo. Mãe, nós conseguimos. Obrigada, governador Gladson Camelí, obrigada Iteracre, obrigada prefeito Maxwell Maia. Toda a população está muito feliz com essa conquista.”
O depoimento de Samara simbolizou o sentimento coletivo das famílias contempladas, que agora passam a ter segurança jurídica sobre suas propriedades após décadas de espera.
The post Ao entregar mais de 530 títulos definitivos de terra em Xapuri, governador destaca como regularização fundiária tem mudado vidas appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 12° Máx. 16°