O Acre avançou no cenário nacional de segurança pública, ao conquistar a 12ª colocação no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O ranking apresentou destaque para Santa Catarina, que conquistou o 1º lugar nacional, seguido pelo Distrito Federal na 2ª posição e o Rio Grande do Sul, na 3º. O Rio Grande do Norte aparece em 4º lugar, enquanto Minas Gerais desponta no 5º. São Paulo figura na 6ª colocação, à frente da Paraíba (7ª), Sergipe (8ª), Amazonas (9ª) e Paraná (10ª). Na sequência, estão Goiás (11º), Acre (12º), Pará (13º), Alagoas (14º) e o Rio de Janeiro em 15º lugar, fechando a lista dos quinze estados com melhor desempenho em Segurança Pública segundo o levantamento.
A meta, segundo o secretário de Estado Segurança Pública, José Américo Gaia, é continuar subindo posições e consolidar o Acre como referência nacional no setor. “O resultado é fruto de uma política integrada entre os órgãos de segurança do Estado, destacando que o avanço é motivo de orgulho. Mostra que estamos no caminho certo, com ações coordenadas, investimentos estratégicos e o comprometimento das nossas forças de segurança. A melhoria nos indicadores demonstra que o Acre está conseguindo proteger sua população de forma mais eficaz, garantindo os direitos individuais e com objetivo de alcançar posições ainda mais elevadas nos próximos anos”, avaliou.
A melhora representa 12,6% do peso total do ranking geral. Foram avaliadas a atuação do sistema de Justiça Criminal, número de presos sem condenação e déficit de vagas no sistema prisional.
O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Marcos Frank Costa, destacou o impacto direto dessa melhoria da segurança pública, afirmando que o sistema prisional é parte essencial das políticas de segurança.
“Em relação ao déficit de vagas no sistema penitenciário, estamos buscando mais melhorias, isso está sendo feito com a implementação do Plano Pena Justa, recentemente assinado pelo governador do Estado e encaminhado ao Supremo Tribunal Federal para homologação. O objetivo é melhorar as condições de cumprimento das penas e combater a superlotação nos presídios, promovendo um sistema mais justo e eficiente”, informou.
Outros fatores que também foram avaliados, foram o número de mortes a esclarecer, mortalidade e morbidade no trânsito, violência sexual, feminicídio e segurança patrimonial.
A comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, reforçou o papel da corporação na melhoria dos índices e na promoção de um ambiente mais seguro. “Isso é resultado de planejamento adequado e investimento preciso nas políticas públicas de segurança. Esse resultado nos coloca ainda como o segundo melhor da Região Norte. O objetivo é sempre garantir um ambiente seguro, contribuindo de forma direta para a promoção do bem-estar da população acreana”, disse.
O relatório do CLP aponta que estados com melhor desempenho em segurança pública tendem a oferecer maior bem-estar à população e criar um ambiente mais favorável à competitividade econômica e social.
Para o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, o desempenho é resultado direto do trabalho dedicado dos profissionais e do investimento na reestruturação da segurança, o que tem contribuído de forma decisiva para que o estado alcance avanços expressivos no cenário nacional de segurança pública.
“Esse resultado é fruto do empenho diário de nossos policiais [oficiais investigadores, peritos criminais, médicos legistas, auxiliares de necropsia e delegados], e, sobretudo, dos investimentos realizados pelo governo do Estado, que têm garantido a estruturação das delegacias, a entrega de novos equipamentos e melhores condições de trabalho. Todo esse esforço se traduz em um serviço mais eficiente, com respostas rápidas às demandas da sociedade e um atendimento cada vez mais qualificado à população acreana”, destacou.
The post Com melhora em indicadores de segurança, Acre sobe no ranking de competitividade dos estados 2025 appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 14° Máx. 19°