
Aconteceu no auditório do Hospital Metropolitano, unidade 100% SUS do Governo do Estado da Bahia sob gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, a “Jornada de Superação”, um encontro em parceria com o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) e o Centro de Referência Estadual de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA), unidade do Estado, marcado por depoimentos de pacientes e membros da equipe multidisciplinar do Ambulatório de Cirurgia Bariátrica da unidade hospitalar.
O evento foi em celebração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos da obesidade e a importância da prevenção. Na ocasião, também foram comemoradas as mais de 130 cirurgias bariátricas realizadas em apenas um ano de funcionamento do ambulatório, um serviço 100% gratuito oferecido pelo SUS.
Desde agosto de 2024, a equipe multidisciplinar do Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital Metropolitano em parceria com o CEDEBA, tem proporcionado um acompanhamento integral aos pacientes desde o pré-operatório, garantindo suporte contínuo ao longo de todo o processo. O local tem como proposta oferecer atendimento especializado e abordagem integral à pessoa com obesidade, contemplando não apenas o tratamento clínico, mas também aspectos ligados à saúde emocional e à qualidade de vida.
Durante a palestra, os cirurgiões Erivaldo Alves e Leonardo Vinhas ressaltaram a relevância do serviço e o trabalho conjunto entre equipe médica e multiprofissional no cuidado aos pacientes, além de reforçarem a responsabilidade de cada paciente no pós-operatório.
Cleber Santana, 45 anos, compartilhou sua trajetória de superação ao relatar que eliminou 52 quilos após a cirurgia bariátrica. Ele destacou que a transformação não aconteceu da noite para o dia: foram quatro anos de reeducação alimentar e mudanças de hábitos até chegar ao procedimento, que completa exatamente um ano. “Esse processo mudou sua vida em todos os sentidos, como a saúde, disposição e qualidade de vida. Hoje, sou outra pessoa, com uma nova visão e uma nova realidade. Sou imensamente grato a Deus e a toda a equipe do hospital”, afirmou Cleber.
A obesidade é uma doença crônica e multifatorial que já atinge cerca de 24% dos adultos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Na Bahia, dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) mostram que mais de 56% da população adulta está acima do peso e cerca de 22% vive com obesidade, identificando a urgência de ações de prevenção, acolhimento e tratamento. A condição está associada a complicações como diabetes, hipertensão, problemas articulares, doenças cardiovasculares, entre outras.
Para Janille Reis, diretora-geral do Hospital Metropolitano, mais do que números, são vidas que renascem; “Pessoas que decidiram recomeçar, acreditar e viver com mais saúde. Cada conquista representa uma história real, marcada por transformação. E, ao cuidar de cada paciente, contribuímos para elevar a qualidade de vida de toda a população”.
A “Jornada de Superação – Mais que 100 Vidas: Um Marco na Luta Contra a Obesidade”, evidenciou a consolidação de uma linha de cuidado ao paciente com obesidade, promovendo atenção contínua e integrada à saúde pública da população baiana.
Fonte
Ascom/Hospital Metropolitano
Acre Acre reforça protagonismo ambiental sobre agricultura e pecuária regenerativa em encontro promovido pelo GCF no Peru
Caruaru - PE Prefeita em exercício Dayse Silva inaugura nova praça e pavimentação de ruas na Vila Portelinha, no bairro Santa Rosa
Bahia SEC promove formação sobre inteligência artificial aplicada à gestão pública
Espírito Santo Prêmio Humaniza 2025 reconhece servidores por ações no sistema prisional capixaba
Espírito Santo Atletas capixabas disputam a final do Campeonato Brasileiro de Karatê em João Pessoa (PB)
Espírito Santo Fiscalização apreende carga irregular de café em Rio Bananal
Mato Grosso do Sul Casa Civil leva Governo aos municípios e acelera projetos do MS Ativo Municipalismo
Bahia Em Feira de Santana, Jerônimo Rodrigues participa de Encontro de Revendedores de Combustíveis da Bahia e discute perspectivas e…
Bahia Na França, Setur-BA reforça promoção do turismo baiano para ampliar fluxo de turistas estrangeiros Mín. 13° Máx. 17°