 
   
   
    
O governo do Acre marcou presença no 1º Encontro do Mecanismo Subnacional de Intercâmbio de Políticas Públicas para a Gestão Ambiental Sustentável (MIPA) promovido pela Governors’ Climate and Forests Task Force (GCF Task Force) e pelo Programa Amazônia+, que reuniu governos regionais, produtores e organizações amazônicas para discutir agricultura e pecuária regenerativa — práticas que aliam produção sustentável, proteção da floresta e melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas.

O encontro técnico, realizado em Ucayali, no Peru, de 27 a 29 de outubro, é parte de um esforço regional que busca fortalecer a cooperação entre governos subnacionais da Colômbia, México, Bolívia, Peru e Brasil, estimulando o intercâmbio de experiências e a criação de agendas conjuntas de políticas públicas para enfrentar os desafios ambientais e climáticos comuns à região.
Representando o governo do Acre, participaram a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Jaksilande Araújo, e a chefe do Departamento de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Marilene Brasil. O evento contou também com a participação dos representantes do governo de Rondônia — o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antonio Lagos, e o diretor de Governança Climática, Diogo Martins Rosa, e a consultora do Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendonza.

Nas discussões, as gestoras do Acre apresentaram contribuições técnicas no grupo de trabalho, reforçando o papel do estado como referência em políticas de governança climática e desenvolvimento sustentável com base na floresta em pé.
A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, apresentou o sistema jurisdicional do Acre, por meio do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais e todas estrutura jurídica e de repartição de benefícios, governança ambiental e de salvaguardas, além de resultados positivos de projetos relacionados aos Sistemas Agroflorestais (Safs), da agricultura familiar e da pecuária sustentável, ambos do Programa REM Acre Fase II.

Entre as recomendações deixadas, estão: realização de agendas na COP30 pelo GCF, voltadas para agricultura e pecuária regenerativa, em Belém; ampliar intercâmbios para troca de experiências e boas práticas no cultivo do café e cupuaçu e novas oportunidade de parcerias para acesso a incentivos de fortalecimento das cadeias produtivas.
A diretora de projetos do GCF, Colleen Scanlan, agradeceu a participação e contribuições do governo do Acre nos debates junto aos governos amazônicos.

“Muito relevante a participação do Acre, quero agradecer ao governador Gadson Camelí, que tem estimulado a participação dos gestores e fortalecido a Sisa, uma política de desenvolvimento sustentável reconhecida internacionalmente. Acre deixou contribuições valiosas nos grupos de trabalho por terem essa expertise em governança ambiental e cooperação amazônica. Acre é exemplo para uma nova economia florestal que une produção, conservação e justiça climática”.
A presidente do IMC destaca a relevância dos intercâmbios com os demais territórios amazônicos para troca de experiências na implementação de políticas regenerativas e na construção de uma nova economia florestal.

“O Acre tem um histórico de atuação integrada entre governo, comunidades e setor produtivo. Participar deste encontro reafirma nosso compromisso com uma governança climática baseada no diálogo, na ciência e na valorização dos saberes locais. É dessa convergência que surgem soluções reais para manter a floresta em pé e gerar prosperidade para quem vive dela. É uma honra estarmos contribuindo para fortalecer essa agenda junto aos países vizinhos e parceiros do GCF.”
A gestora da Sema, Marilene Brasil, ressaltou o papel estratégico da cooperação técnica regional para o avanço das políticas ambientais nos países amazônicos.

“As experiências compartilhadas aqui apontam caminhos para reconstruir o equilíbrio entre produção e conservação. A agricultura e a pecuária regenerativa mostram que é possível produzir recuperando áreas degradadas e garantindo a segurança alimentar.”
O Mecanismo de Intercâmbio de Políticas Públicas Subnacionais (MIPA) é estruturado em três eixos: mapeamento de experiências, encontros técnicos de intercâmbio e agendas de cooperação bilateral e multilateral.
As práticas apresentadas durante o evento — como rotação de culturas e pastagens, sistemas agroflorestais e uso de insumos orgânicos, reforçam uma abordagem que busca restaurar ecossistemas e gerar benefícios ambientais e econômicos de longo prazo.
De acordo com dados do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), baseado em levantamentos oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre reduziu 25% na taxa de desmatamento para o ano florestal de 2024, em relação a 2023.
Já em relação aos focos de queimadas, a redução foi de 73%, de janeiro a setembro de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), baseado em levantamentos oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
 
  
  
  
  
  
  
  
 The post Acre reforça protagonismo ambiental sobre agricultura e pecuária regenerativa em encontro promovido pelo GCF no Peru appeared first on Noticias do Acre .
 FISCALIZAÇÃO F...  Secretaria da Fazenda (Sefa) apreende 120 mil garrafas de cerveja no sudeste do Pará   SAÚDE  Belém ganha nova modalidade do programa “Agora Tem Especialistas” e amplia oferta de cirurgias e atendimentos  Parceria entre Sespa, Ministério da Saúde e rede Hapvida vai garantir mais 480 cirurgias e 1.680 atendimentos integrados por ano na capital
  FISCALIZAÇÃO F...  Secretaria da Fazenda (Sefa) apreende 120 mil garrafas de cerveja no sudeste do Pará   SAÚDE  Belém ganha nova modalidade do programa “Agora Tem Especialistas” e amplia oferta de cirurgias e atendimentos  Parceria entre Sespa, Ministério da Saúde e rede Hapvida vai garantir mais 480 cirurgias e 1.680 atendimentos integrados por ano na capital   CIDADANIA E DIREITOS  Seju realiza ações educativas sobre Cidadania para mais de 300 alunos da rede pública
  CIDADANIA E DIREITOS  Seju realiza ações educativas sobre Cidadania para mais de 300 alunos da rede pública  CIÊNCIA E PESQUISA  PCT Guamá sedia cinco dias de inovação e sustentabilidade com Tech Zone na COP30
  CIÊNCIA E PESQUISA  PCT Guamá sedia cinco dias de inovação e sustentabilidade com Tech Zone na COP30   Piauí  Conselho de Desenvolvimento Industrial aprova benefícios para ampliação e instalação de indústrias no Piauí
  Piauí  Conselho de Desenvolvimento Industrial aprova benefícios para ampliação e instalação de indústrias no Piauí   São Paulo  Governo de SP lança Rota do Queijo Paulista para impulsionar produção artesanal, turismo e desenvolvimento em diversas regiões
  São Paulo  Governo de SP lança Rota do Queijo Paulista para impulsionar produção artesanal, turismo e desenvolvimento em diversas regiões Mín. 13° Máx. 17°
 
  
  
 