
A Polícia Militar de São Paulo, por meio do 1º Batalhão de Ações Especiais (BAEP) de Campinas, deflagrou nesta quinta-feira (30) a Operação Off White, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público. A ação mirou um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas e a uma facção criminosa.
Agentes estão nas ruas para cumprir nove mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão em Campinas, Artur Nogueira e Mogi Guaçu. Foi determinado o bloqueio e sequestro de 12 imóveis de alto padrão e o congelamento de valores em instituições bancárias.
Durante o cumprimento de um mandado, um criminoso entrou em confronto com policiais militares e morreu baleado. Um sargento do BAEP também foi atingido. Ele foi hospitalizado e está fora de perigo.
Até o momento, três foram presos, entre eles o homem conhecido como “diabo loiro”, uma das lideranças da organização criminosa. Ele é suspeito de ter participação direta em ataques contra as forças de segurança do estado. Possui diversas passagens criminais por homicídio, formação de quadrilha, receptação e uso de documento falso.
De acordo com as investigações, o grupo, formado por traficantes, empresários, agiotas e influenciadores, movimentava grandes quantias de dinheiro obtidas com o tráfico, misturando os valores ilícitos a recursos provenientes de atividades empresariais legais para dificultar o rastreamento.
As apurações começaram a partir de provas reunidas nas Operações Linha Vermelha e Pronta Resposta, que revelaram conexões entre traficantes conhecidos, integrantes de uma facção criminosa e empresários de diferentes setores. Segundo o Gaeco, os investigados atuavam há anos na acumulação e dissimulação de patrimônio oriundo do crime.
Com o avanço das investigações, promotores e policiais identificaram que o grupo realizou diversas transações imobiliárias e financeiras para esconder os verdadeiros beneficiários e a origem ilícita dos bens.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e rastrear novas ramificações do esquema.
Trabalho, Qual... Mutirão de empregos temporários do Estado atrai centenas de candidatos EDUCAÇÃO Professor da Uepa, Pedro Vasconcelos é um dos 100 cientistas mais influentes do mundo Natural de Monte Alegre (PA), Pedro Fernando da Costa Vasconcelos é citado, mais uma vez, no reputado ranking da Universidade de Stanford, dos EUA
São Paulo Caminho da Capacitação oferece oficina gratuita de Produção 3D em São Bernardo do Campo
Paraíba Corrida pela Vida que encerra atividades do Outubro Rosa do Hospital de Catolé do Rocha tem mais de 500 inscrições Paraíba Projetos de professores da Rede Estadual da Paraíba são premiados por programa Educação e Trabalho do Itaú Dois projetos de professores da Rede Pública Estadual da Paraíba foram selecionados pelo edital “Educação e Trabalho”, uma iniciativa do Itaú Educa...
Acre Acre reforça protagonismo ambiental sobre agricultura e pecuária regenerativa em encontro promovido pelo GCF no Peru
Caruaru - PE Prefeita em exercício Dayse Silva inaugura nova praça e pavimentação de ruas na Vila Portelinha, no bairro Santa Rosa
Bahia SEC promove formação sobre inteligência artificial aplicada à gestão pública
Espírito Santo Prêmio Humaniza 2025 reconhece servidores por ações no sistema prisional capixaba Mín. 13° Máx. 17°