
Com o turismo em alta e apoio do Governo do Estado, a capital maranhense passou a contar, nesta segunda-feira (27), com um novo voo regular e inédito: do Aeroporto de São Luís (MA) para o Aeroporto de Congonhas (SP). O voo será operado pela Latam Airlines e integra as sete novas rotas anunciadas pela Motiva Aeroportos, antiga CCR, concessionária do Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís.
Essa ampliação da malha aérea é fruto de parcerias do Governo do Maranhão e da Motiva Aeroportos com companhias aéreas para atender à crescente demanda. A capital maranhense está entre as seis cidades do Nordeste cujos aeroportos bateram recorde de movimentação da última década, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Entre janeiro e setembro deste ano, os aeroportos de São Luís (MA), Recife (PE), Maceió (AL), Porto Seguro (BA), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE) tiveram o maior movimento da última década. Foram registrados 14.861.390 passageiros nesse período somando o fluxo dos aeroportos destas seis cidades. Todas superaram os níveis de 2019, último pico antes da pandemia, o que atesta a recuperação e o fortalecimento do turismo.
Essa retomada do setor já era indicada no Maranhão com os dados da movimentação no Aeroporto Marechal Cunha Machado desde o período de São João deste ano. Em agosto, o Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) divulgou a análise que fez dos dados da Anac sobre o período das festas juninas: o estado encerrou o mês de julho recebendo 118.164 passageiros, resultado 17,03% superior ao mesmo período de 2024.
A análise do Obstur-MA mostrou que o Aeroporto Marechal Cunha Machado contabilizou 100.985 desembarques em julho, crescimento de 17,72% em relação ao mesmo mês do ano anterior (85.787). Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, a alta foi de 13,63%, com 17.179 desembarques, frente aos 15.119 passageiros em 2024.
Nesta segunda-feira, durante o início da nova rota operada pela Latam, a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, lembrou que a gestão estadual tem feito várias articulações para ampliação, melhoria e mais conforto na malha aérea do estado.
“Esse voo é estratégico porque vem oportunizar aos turistas maior facilidade de acesso e traz toda uma questão corporativa, com muita procura para esse voo. O Governo do Estado está trabalhando para melhorar a malha aérea incentivando as companhias com a redução de ICMS e fazendo com que os maranhenses tenham oportunidade de viajar com mais tranquilidade e os turistas cheguem à nossa cidade satisfeitos”, declarou.
O gerente do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim, lembrou que o avanço gera um impacto positivo para o Maranhão. “A conectividade entre São Luís e Congonhas fortalece a integração da nossa capital com São Paulo e abre novas possibilidades para fortalecer ainda mais o turismo, o comércio e os negócios”, frisou.
Com capacidade para 176 passageiros por voo, a nova ligação aérea impulsionará significativamente o turismo de lazer e de negócios, além de abrir novas oportunidades para o comércio, investimentos e parcerias estratégicas. Segundo a gerente de Aeroportos da Latam Brasil, Elisa Pereira, a rota é estratégica para a companhia aérea.
“Para nós essa rota é muito importante e temos como objetivo ligar a capital maranhense ao centro da capital paulista. O nosso voo vai operar com a aeronave A320. É um avião moderno, confortável e que vai fazer essa conexão direta para São Paulo trazendo muitas oportunidades de negócios, de turismo e de novas conexões”, explicou.
Já o gerente de Negócios Aeroportuários e Infraestrutura da Latam Brasil, Marcus Campos, destacou que o Aeroporto de São Luís está entre os que mais cresceram proporcionalmente no país em 2025 e que a rota atende uma demanda antiga.
“Normalmente os passageiros do Maranhão têm horários inconvenientes, na madrugada. Esse é um voo diurno, chegando ao principal aeroporto de São Paulo. A gente nota o interesse pelo Maranhão como destino turístico, e isso naturalmente nos motiva a ampliar essa conectividade”, afirmou.
A nova rota representa mais agilidade, comodidade e acesso direto ao principal centro econômico do Brasil, sem a necessidade de conexões em Guarulhos ou Viracopos. Para quem utiliza regularmente desse meio de transporte para a capital paulista, o novo voo é a concretização de um sonho.
“Ficará melhor para nós, que vamos regularmente para São Paulo, será muito mais rápido para chegarmos a tempo para os nossos compromissos. É maravilhoso poder ir direto para Congonhas”, relatou Jéssica Silva, uma das passageiras do novo voo.
São Paulo Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo
Mato Grosso do Sul ‘Filhos de MS’: honrarias do Legislativo celebram quem faz a diferença na construção de um Estado mais próspero
Desenvolviment... Paraná reforça fiscalização ambiental com 50 caminhonetes e novo helicóptero
Acre Educação do Acre realiza passeio com alunos da classe hospitalar do Hosmac
Geral Detran-CE promove ações educativas sobre trânsito para mais de 170 estudantes em Barroquinha
Acre Gestores do Acre conhecem Plataforma Acre Climate, ferramenta inédita para monitorar impactos das enchentes e mudanças climáticas Mín. 13° Máx. 17°