
Para reforçar o desenvolvimento e a ampliação dos serviços de saúde em Dourados, maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou oficialmente nesta segunda-feira (27) uma importante que vai beneficiar toda a população da região: a Policlínica Cone Sul, centro de diagnósticos e especialidades médicas que fazem parte da primeira etapa em operação do HRD (Hospital Regional de Dourados).
A obra, uma das principais realizadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul na área da saúde pública, recebeu R$ 18,1 milhões em investimentos, consolidando um importante avanço na oferta de atendimento especializado para toda a região da Grande Dourados e dos municípios de toda a região sul.
"É a nova arquitetura da saúde acontecendo. Só aqui são quase 7 mil exames e consultas por mês. Uma policlínica moderna, atual, com exames, médicos, diagnósticos de diversas especialidades. E o hospital ao lado, que em dezembro vai estar em funcionamento, também recebendo, pela regulação, pacientes dos municípios da região", disse o governador Eduardo Riedel durante a solenidade de entrega da unidade.
A Policlínica Cone Sul está em funcionamento desde o dia 29 de setembro e, até 21 de outubro, realizou 2.753 atendimentos, entre consultas e exames de apoio diagnóstico. Pacientes que já são atendidos na policlínica reconhecem a qualidade do serviço.
Gilberto dos Santos, 54 anos, acompanhava nesta segunda-feira (27) a mãe, Olinda de Deus, de 81 anos, que passou por consulta especializada com cardiologista e realizou exames.
"Viemos de Naviraí e fomos muito bem atendidos. Minha mãe passou pelo médico, já fez todos os exames e se precisar fazer algum procedimento já será marcado. Facilitou muito, assim a gente não precisa ir até Campo Grande, mais perto, mais rápido e eficiente", disse enquanto aguardava o atendimento.








Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet também participou da agenda e elogiou a atuação do Estado para concluir mais essa conquista que beneficiará a população em geral.
"É preciso reconhecer que Mato Grosso do Sul, profissionalmente, tem mais recursos. Aqui tem um governador que vai à Brasília e conversa com os ministros, pede investimentos e por isso recebe. Nós temos aqui o maior investimento do Governo Federal da história do Mato Grosso do Sul, em obras diretas e de infraestrutura, investimento na saúde, na educação", afirmou.
Gerida pela Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde), a Policlínica Cone Sul representa um avanço concreto na regionalização da assistência em saúde, ampliando o acesso da população do interior a serviços de média e alta complexidade. Localizada às margens da BR-463, a estrutura moderna e totalmente equipada integra o complexo do Hospital Regional de Dourados, que segue em fase de instalação de equipamentos e estruturação dos demais serviços hospitalares.
"Esse projeto que o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde trouxeram como formato para a policlínica do hospital é inovador, porque a linha de cuidado do paciente vai acontecer toda dentro deste equipamento de saúde. O paciente vai entrar aqui com a consulta especializada e vai sair operado. E após a cirurgia ele ainda vai continuar tendo acompanhamento", disse o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões.
O contrato de gestão firmado entre a Agir e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) prevê que o Hospital Regional de Dourados terá capacidade para realizar aproximadamente 6,9 mil consultas e exames mensais, considerando as três unidades que compõem o complexo hospitalar. A Policlínica Cone Sul será responsável por parte expressiva desse volume, atuando de forma escalonada para reduzir a demanda reprimida e garantir resolutividade no atendimento.
"O Mato Grosso do Sul é um estado importante para o nosso país, e agora faz parte do programa Agora tem Especialistas, que se articula com um conjunto de ações que o Governo Federal realiza, de recomposição do teto da média e alta complexidade. Assim é ampliada a oferta de serviços especializados e o tempo de espera para o atendimento é reduzido", disse o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.






A Policlínica oferece um centro de diagnóstico e especialidades médicas e uma ampla gama de serviços ambulatoriais e exames de média e alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Campo Grande.
A unidade foi planejada para atender pacientes encaminhados pela regulação estadual, ou seja, ela não será um hospital de portas abertas. O atendimento será feito por meio de encaminhamento da Central de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde), dando suporte direto ao Hospital da Vida e à UPA, que hoje atendem acima da capacidade, além das unidades de saúde dos municípios da macrorregião.
A próxima etapa é a entrega da unidade matriz do Hospital Regional de Dourados Olga Castoldi Parizotto (1ª e 2ª etapa), pensada para atender demandas de média e alta complexidade dos 33 municípios da região sul do Estado, onde vivem cerca de 900 mil pessoas. Será oferecido atendimento adulto e pediátrico, com total de 100 leitos (10 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica).
"É a virada de chave da saúde do Estado que a gente começou a regionalizar, direcionar. O modelo que nós pensamos, idealizamos e implementamos no Hospital de Dourados vai ser replicado em outras unidades. Em Campo Grande a gente tem uma PPP, que também é completamente diferente em relação ao que tem hoje. E esse modelo é o que vai vigir no Estado a partir de agora", disse Riedel.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom
ATENÇÃO:confira aqui o pack imprensa com fotos e vídeos da agenda
Sergipe Governador Fábio Mitidieri destaca queda histórica de 72% nos homicídios em Sergipe
Saúde Saúde do Ceará discute conscientização pela perda perinatal durante simpósio
Saúde Saiba como é o tratamento de câncer de mama no Hospital Geral de Fortaleza
Sergipe Maternidade Nossa Senhora de Lourdes recebe aparelho moderno de ultrassonografia para diagnósticos precoces
Mato Grosso do Sul Com liderança nacional em imunização, MS mobiliza escolas na edição 2025 do Aluno Imunizado
Piauí HPM avança em procedimentos de alta complexidade e realiza primeira cirurgia de coluna
Saúde Governo de Minas passa a oferecer teste genético gratuito para detecção de câncer de mama e de ovário
Saúde Secretário da Saúde faz visita técnica ao Hospital João Berthier em São Carlos e debate ampliação da unidade
Piauí Sesapi tem redução histórica na espera por cirurgias e piauienses destacam agilidade no atendimento Mín. 15° Máx. 28°