 
   
   
    
O Colégio Brasil Canadá, instituição brasileira de ensino bilíngue (português-inglês), acaba de conquistar o reconhecimento como escola parceira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), agência especializada da ONU que promove a cooperação internacional nessas áreas para construir a paz e segurança.
A escola surgiu há 25 anos, inspirada no sistema educacional canadense, e possui material didático próprio pautado nas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e diretrizes para escolas bilíngues do Ministério da Educação. A metodologia é definida para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.
“Ser reconhecida como parceira da UNESCO representa o nosso compromisso institucional com uma educação transformadora, que vai além do ensino acadêmico tradicional”, afirma Beto Silveira, diretor do Colégio Brasil Canadá.
Ele destaca que, na prática, o reconhecimento significa integrar uma rede internacional de escolas que compartilham valores como a promoção dos direitos humanos, da cidadania global, da sustentabilidade, da diversidade cultural e da cultura da paz.
“O bilinguismo, aliado ao currículo internacional e à vivência intercultural, contribui para formar cidadãos globais, preparados para dialogar com diferentes realidades e atuar de forma ética e colaborativa em um contexto cada vez mais interconectado”, explica o diretor.
Pessoas bilíngues têm uma propensão 50% maior de trabalhar em posições internacionais, como destaca uma publicação do Estadão, que repercutiu dados da Language Testing. Profissionais com essa habilidade também têm uma chance 25% maior de avançar para cargos de liderança.
Colégio passou por avaliação criteriosa
Para integrar a rede do Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA-UNESCO), a Brasil Canadá passou por uma avaliação que considerou aspectos como:
Parceria fortalece a proposta pedagógica da escola
A parceria com a UNESCO fortalece a proposta pedagógica da instituição, que prioriza uma abordagem humanista, crítica e interdisciplinar. 
“No cotidiano escolar, temos práticas que promovem o diálogo, a empatia, o respeito e o engajamento dos alunos em causas sociais e ambientais”, diz Silveira.
Projetos interdisciplinares, vivências multiculturais, debates, ações comunitárias e temas globais fazem parte da rotina escolar, buscando alinhar aprendizagem acadêmica com o desenvolvimento de valores éticos e cidadãos.
Para o diretor, ao atuar como parceira da UNESCO, o Colégio Brasil Canadá estimula o desenvolvimento de competências globais essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, colaboração, responsabilidade social, consciência ambiental e respeito à diversidade cultural.
“Os alunos são incentivados a compreender questões globais, a valorizar diferentes perspectivas e a se posicionar como agentes de transformação em suas comunidades e no mundo”, discorre. “Essa formação contribui para que se tornem cidadãos preparados para lidar com os desafios contemporâneos de forma ética, criativa e solidária”, complementa.
Projetos alinhados aos princípios da UNESCO
A Escola Brasil Canadá desenvolve uma série de projetos alinhados aos princípios da UNESCO. Entre eles estão:
Os próximos passos da Escola Brasil Canadá envolvem o aprofundamento das práticas já existentes e a ampliação de projetos integrados aos quatro pilares da UNESCO: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a viver juntos” e “aprender a ser”.
“A escola deve fortalecer o intercâmbio com instituições da rede, participar de fóruns e encontros promovidos e desenvolver iniciativas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os desafios contemporâneos da educação”, pontua. Além disso, está prevista a formação contínua de educadores e a sistematização de práticas inovadoras para compartilhamento com outras escolas parceiras”, finaliza Beto Silveira.
Para mais informações, basta acessar: https://colegiobrasilcanada.com.br/
 Educação  Renegociação de dívidas do Fies começa neste sábado (1º)
  Educação  Renegociação de dívidas do Fies começa neste sábado (1º)   Educação  Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem 8ª parcela
  Educação  Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem 8ª parcela  Goiás  Está se preparando para Vestibular da UEG? Confira locais de prova
  Goiás  Está se preparando para Vestibular da UEG? Confira locais de prova   Piauí  Seduc apresenta resultados e inovações educacionais na 8ª Feira dos Municípios   Goiás  Pretende estudar em uma escola militar do estado? Então, fique atento: inscrições ao processo seletivo terminam nesta sexta Inscrições ao processo seletivo 2026 para ingresso de novos alunos em unidades dos CEPMGs podem ser feitas até às 18h, deste dia 31
  Piauí  Seduc apresenta resultados e inovações educacionais na 8ª Feira dos Municípios   Goiás  Pretende estudar em uma escola militar do estado? Então, fique atento: inscrições ao processo seletivo terminam nesta sexta Inscrições ao processo seletivo 2026 para ingresso de novos alunos em unidades dos CEPMGs podem ser feitas até às 18h, deste dia 31   Educação  Minas Gerais segue mobilizada na segunda semana de aplicação do Saeb 2025   Educação  Com 692 novas vagas, colégios da PMCE e CBMCE estão com inscrições abertas Unidades educacionais estão presentes nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte Estão abertos os processos seletivos para ...
  Educação  Minas Gerais segue mobilizada na segunda semana de aplicação do Saeb 2025   Educação  Com 692 novas vagas, colégios da PMCE e CBMCE estão com inscrições abertas Unidades educacionais estão presentes nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte Estão abertos os processos seletivos para ... Mín. 16° Máx. 23°
 
  
  
 