
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Associação HTLVida realizaram, neste domingo (26), em São Luís (MA), o 1º Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HTLV. O encontro nacional reuniu pessoas vivendo com o Vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV), familiares, lideranças comunitárias, pesquisadores e gestores públicos, com o objetivo de consolidar um espaço de escuta, troca de experiências e construção coletiva de estratégias para o enfrentamento do vírus e a promoção da dignidade humana.
A coordenadora do Programa Estadual HIV/Aids e outras Hepatites Virais, Jocélia Frazão, disse que a importância do encontro e trazer visibilidade as pessoas portadoras do vírus. “O Governo do Maranhão está empenhado em garantir direitos e fortalecer esta política de saúde pública, com organização e troca de experiências”, completou.
Articuladora da iniciativa e integrante da Associação HTLVida, Adijeane Oliveira de Jesus, afirmou que este é um marco histórico para o movimento das pessoas vivendo com HTLV no Brasil. “Estamos construindo uma rede de apoio, solidariedade e esperança, que nasce da luta e do desejo de transformar a realidade”, destacou.
Durante o encontro foi lançada oficialmente a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HTLV, iniciativa que nasce para fortalecer a representatividade, o acolhimento e a incidência política em todo o país.
Marilda Lima da Silva, 60 anos, descobriu ser portadora do vírus HTLV há 4 anos. “Precisei passar por vários médicos até te rum diagnóstico seguro da doença. Sentia fraqueza nas pernas e agora sou cadeirante. Este encontro é importante porque vem para mostrar que a doença existe e trocar experiências com outros portadores”, disse.
“Precisamos divulgar esta patologia para que as pessoas tenham conhecimento e possam prevenir e cuidar”, acrescentou Laurides Farias dos Santos, de 50 anos, moradora da Bahia, que descobriu ser portadora da doença há cinco anos.
A data foi escolhida estrategicamente para anteceder o XVII Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil, que ocorrerá entre 27 e 29 de outubro de 2025, também em São Luís. A proximidade entre os eventos permitirá que participantes do encontro nacional também possam integrar as atividades científicas e de debate internacional do simpósio.
HTLV-1 e HTLV-2
As formas de transmissão do HTLV-1 e HTLV-2 são através da transmissão vertical (de mãe infectada para o filho) durante a amamentação e raramente durante a gestação; relação sexual desprotegida (sem uso de camisinha) com parceiro infectado, e do compartilhamento de seringas e agulhas.
São Paulo Defesa Civil de SP realiza treinamento para período de chuvas para 39 municípios do Vale do Paraíba Geral São Paulo ainda tem mais de 45 mil imóveis sem luz devido às chuvas cidade também sofreu com alagamentos
Geral Defensoria Pública critica aumento da letalidade policial no Rio
Geral Famílias se cadastram para reconhecer corpos no IML do Rio Governo Governo do Maranhão realiza evento de valorização e inovação para Agentes Comunitários de Saúde Durante o evento serão entregues 4 mil tabletes e 4 mil novos kits de fardamento para os Agentes comunitários de saúde.
São Paulo II Seminário Estadual de Segurança Alimentar tem inscrições abertas AGRICULTURA E PESCA Com apoio da Emater, terreiros religiosos mantêm estufas com plantas medicinais Assistência a povos tradicionais de matrizes africanas e terreiros na Região Metropolitana de Belém integra o planejamento de ações da Emater Mín. 15° Máx. 28°