Equipe do Suas na comunidade atendendo no distrito de Bate-pé
A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, neste domingo (19), mais uma edição do programa Suas na Comunidade, garantindo o acesso a diversos serviços essenciais para moradores de áreas mais distantes do centro da cidade. Desta vez, foram beneficiados os residentes do distrito de Bate-Pé e de comunidades vizinhas, como Bate-Pé Velho, Baixa Verde, Olho d’Água, Pau Ferro I e II, Farinha Molhada I e II.
Ao todo, cerca de 170 pessoas foram atendidas, com a realização de mais de 200 atendimentos. Esta foi a 21ª edição do Suas na Comunidade, que já contabiliza mais de 2.900 atendimentos em 2025, contemplando moradores da zona rural e dos condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida em Vitória da Conquista.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, levar os serviços até as comunidades rurais é uma prioridade do Governo Municipal. “O trabalho não para. A Prefeitura vem até a zona rural para atender as necessidades das pessoas. Ter esse serviço aqui no domingo é muito importante para os moradores dos povoados vizinhos, que aproveitam para resolver tudo de uma vez só. O que a gente quer é que o homem e a mulher do campo fiquem no campo, mas com qualidade de vida. É por isso que a gente tem trabalhado incansavelmente para ampliar cada vez mais o acesso a serviços essenciais”, destacou a prefeita.
O Suas na Comunidade é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com outras secretarias do Governo Municipal e em parceria com instituições como a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas que vivem em áreas mais afastadas do centro urbano, aos serviços ofertados pela assistência social.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o programa tem cumprido sua missão de descentralizar o atendimento da assistência social. “O Suas na Comunidade nasceu para acabar com essa ideia de que só quem está na cidade é bem assistido. Ao invés de vocês irem até lá, somos nós que viemos aqui. A assistência social tem que ir onde o povo está. Isso é prioridade para nós, principalmente para atender quem vive na zona rural”, afirmou o secretário.
Durante toda a manhã e início da tarde, foram ofertados aos moradores atendimentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de Habitação de Interesse Social, de Desenvolvimento Rural, da Ouvidoria Municipal e de Saúde voltadas ao cumprimento das condicionalidades do programa Bolsa Família. A programação contou ainda com área de lazer para crianças e apresentação musical da banda “Turma de Bate-Pé”, formada por adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do distrito.
A moradora da comunidade de Baixa Verde, Adeborah Novais, participou da ação e elogiou a iniciativa. “A nossa comunidade agradece e se deslumbra com um evento desse, porque é maravilhoso. Tem gente aqui de muitas localidades que, às vezes, não consegue vir até o distrito por falta de transporte. Hoje puderam resolver tudo. É uma honra receber o Suas aqui”, relatou a moradora de Baixa Verde.
Quem também participou foi Jucilene Santos Silva, moradora de Bate-Pé, que aproveitou a oportunidade para solicitar a segunda via do registro civil e, com isso, tirar o novo RG. “Antigamente, a gente precisava pegar o ônibus para ir até Vitória da Conquista. Gastava com passagem, café, e às vezes nem tinha condições. Agora não, vocês que estão vindo até aqui. Isso é uma bênção. Está sendo uma maravilha”, expressou a moradora.
Esta edição do Suas na Comunidade em Bate-Pé contou ainda com a presença de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Serviços Públicos (Sesep), Desenvolvimento Rural (SMDR), Cultura e Turismo (Secult), Saúde (SMS) e da Casa Civil, além dos vereadores Subtenente Muniz, Hermínio Oliveira, Edjaime Rosa (Bibia) e da ex-vice-prefeita Irmã Lemos.
Mín. 11° Máx. 17°