Na manhã deste sábado (18), o Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Nast) deu início ao Projeto Terapêutico “Entre o cuidar e o exceder: A jornada das Auxiliares de Vida Escolar”, uma iniciativa inédita voltada à valorização e cuidado com os profissionais que atuam na rede municipal de educação como as Auxiliares de Vida Escolar.
O encontro, que aconteceu no auditório do Nast, marcou o início de uma série de quatro encontros semanais, com atividades programadas também para os dias 25 de outubro, 1º de novembro e 8 de novembro, sempre das 8h30 às 10h.
As participantes tiveram espaço para compartilhar suas experiências, desafios e conquistas diárias, refletindo sobre a importância do autocuidado para quem dedica a vida a cuidar de outras pessoas. A cuidadora Helena Magalhães, que atua na Escola Municipal Mário Batista, disse que este foi seu primeiro contato com um grupo terapêutico promovido pelo Nast e destacou a relevância da iniciativa. “É muito boa essa iniciativa, ter esse grupo terapêutico para cuidar mais da gente. Precisamos estar bem para cuidar de outras pessoas, especialmente de crianças. Minha expectativa é grande. Achei que seria uma formação comum, mas está sendo muito melhor do que eu imaginava”, ressaltou Helena.
Helena
As atividades são conduzidas pelas psicólogas Isabel Silva de Jesus e Letícia Oliveira, com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão, escuta e partilha, fortalecendo vínculos, promovendo o bem-estar emocional e incentivando boas práticas no ambiente de trabalho.
Letícia
A psicóloga Letícia Oliveira explicou que o primeiro encontro foi realizado em parceria com o Núcleo de Saúde de Enfermagem, com foco na saúde da mulher e no autocuidado, em alusão ao Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. “Aproveitando o Outubro Rosa, abordamos a saúde da mulher e o autocuidado, dentro de uma parceria com o Núcleo de Enfermagem. Já nos próximos encontros, vamos trabalhar questões relacionadas ao trabalho e à vida pessoal, falar sobre desvinculação, limites e os desafios emocionais dessa profissão. O objetivo é promover momentos de escuta ativa, acolhimento e apoio entre as participantes”, destacou Letícia.
Mín. 15° Máx. 25°