A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou neste sábado(18), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D do Outubro Rosa e Verde em 15 unidades de saúde. A campanha segue até o fim do mês nas zonas urbana e rural.
O principal objetivo da mobilização é intensificar as ações de cuidado à saúde da mulher, com serviços de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero. Em 2025, a campanha foi fortalecida pela inclusão também da conscientização sobre sífilis, doença sexualmente transmissível, que tem prevenção e tratamento.
A diretora de Atenção Básica, Taise Amâncio, detalhou a campanha que está sendo desenvolvida ao longo do mês. “No mês de outubro, todas as 46 unidades do município estão realizando ações, como coleta de preventivo do colo de útero, solicitação de mamografia, consultas clínicas, atividades educativas e realização de testes rápidos, como o teste para diagnóstico da sífilis”, e completou destacando que a campanha, apesar de importante, é apenas parte do trabalho realizado: “Eu gosto sempre de pontuar que esse cuidado acontece em todos os meses do ano”.
Diretora de Atenção Básica, Taise
Na APS Régis Pacheco, além dos serviços clínicos, a equipe ofereceu um momento de descontração e relaxamento, para promover um espaço de conforto. A gerente da Unidade, Gabrielle Schettini, afirmou a emoção em realizar essa ação: “É um momento de acolher todas as mulheres, para darmos uma palavra de apoio. Hoje preparamos momentos de carinho para elas. Estamos sempre à disposição para cuidar e ficamos muito felizes com a participação de cada uma”, disse.
Para Heloísa, que participou da atividade, a avaliação é positiva: “É muito importante para nós, mulheres, o cuidado com a nossa saúde. Estou muito feliz pela iniciativa, foi maravilhoso. Muitas mulheres sofrem caladas, por falta de orientação, é muito importante entender sobre a prevenção dessas doenças”. O câncer de mama é o tipo com maior mortalidade entre as mulheres no país, seguido pelo câncer de colo de útero, a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças são a melhor alternativa para reduzir essa estimativa.
Outra unidade que recebeu a Campanha foi a USF Nelson Barros, onde o Dia D realizou cerca de 100 atendimentos, a exemplo de Vitória Pereira, 45, e Maria Clara, 19, mãe e filha. Elas receberam a informação pela agente de saúde e logo se interessaram. Vitória solicitou o exame de mamografia e Maria Clara realizou o preventivo para câncer de colo de útero e os testes rápidos disponíveis.
Maria Clara e Vitória
Vitória disse que participa todo ano: “ Prevenir é a melhor decisão que podemos tomar”. Maria relatou que acha a ação importante: “As mulheres precisam se conscientizar de que não é só o cuidado estético, o autocuidado dentro de casa, mas o autocuidado também com nossa saúde. É de uma importância sem tamanho para as mulheres aqui presentes”, concluiu.
Mín. 15° Máx. 25°