O Grupo Adesão Teresina, do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP), completa 25 anos de atuação como um dos mais importantes espaços de acolhimento e apoio a pessoas que vivem com HIV/Aids, em Teresina. Criado com o propósito de promover diálogo, escuta e humanização, o grupo é referência na promoção da saúde emocional, no fortalecimento da adesão ao tratamento e na quebra de estigmas relacionados ao HIV.
Mais do que um grupo de apoio, o Adesão é um espaço de reconstrução de vidas, no qual cada participante é acolhido com sigilo, empatia e respeito. O ambiente promove um cuidado que transforma o diagnóstico em ponto de partida para uma nova forma de viver, com qualidade e dignidade.
“O Grupo Adesão representa a força do acolhimento dentro do nosso Instituto. É um trabalho que vai além do tratamento médico — ele devolve esperança, pertencimento e dignidade. São 25 anos transformando o olhar sobre o HIV e reafirmando o nosso compromisso com a vida”, destacou o diretor-geral do IDTNP, Jurandir Martins.
As reuniões são conduzidas pela psicóloga Valquíria Cunha e contam com o apoio de uma equipe multiprofissional composta por médicos infectologistas, psicólogos e assistentes sociais. O grupo é voltado a pessoas diagnosticadas com HIV ou Aids, que vivem em Teresina e realizam acompanhamento no hospital.
Em um ambiente seguro e sigiloso, os participantes encontram espaço para compartilhar experiências, fortalecer vínculos e ressignificar suas trajetórias. “Nosso objetivo é acolher e promover cidadania, mostrando que é possível viver plenamente após o diagnóstico. O grupo é um espaço para falar sobre sentimentos, trocar vivências e fortalecer a confiança na vida”, ressalta a coordenadora do Grupo Adesão, Valquíria Cunha.
Mín. 15° Máx. 25°