O Centro de Referência da Mulher Maria Neuma da Silva Lira, em Caruaru, sediou, nesta quarta-feira (8), um encontro de apresentação do Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimentos de Ordens Judiciais (NIOJ) para representantes dos municípios da região. A reunião contou com a presença de integrantes do Consórcio dos Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (COMAGSUL), incluindo o presidente Josué Mendes, além de representantes de Altinho, Riacho das Almas e Cupira; dos prefeitos Maria Izalta (Ibirajuba) e Josué Mendes (Agrestina); Marco Albuquerque, representando os oficiais de Justiça; Coronel Waniçon Manoel, Chefe do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM); e demais membros da rede de Caruaru.
Durante o encontro, os gestores puderam conhecer a estrutura e o funcionamento do núcleo, além de debater possibilidades de replicar a iniciativa em outros municípios da região. A secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, destacou a importância do trabalho integrado da rede de proteção e o papel estratégico do NIOJ na política municipal. “Pensar essa política integralmente, começando pelo enfrentamento da violência, que é o carro-chefe de toda Secretaria da Mulher, é fundamental. Quando a gente garante a segurança da mulher, através desse enfrentamento, a gente consegue caminhar nas outras frentes. E isso reduz custos na saúde e na qualificação profissional porque essas mulheres estão todas inseridas nessa rede”, afirmou.
O NIOJ é uma iniciativa pioneira, implantada em 2024, fruto da parceria entre a Prefeitura de Caruaru, o Governo de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e toda a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. O núcleo tem como objetivo garantir maior agilidade no cumprimento de mandados judiciais, especialmente das Medidas Protetivas de Urgência (MPU), assegurando acompanhamento integral às mulheres vítimas de violência.
A unidade funciona no prédio da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (VVDFM Caruaru), na Avenida Portugal, Nº 145, bairro Universitário, e conta com o trabalho exclusivo de oficiais de justiça do TJPE dedicados ao cumprimento desses mandados.
Mín. 15° Máx. 18°