Nesta quinta-feira, 9, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), representada pelo secretário Hercules Jackson Moreira Santos, esteve em Brasília para avançar na implantação do Sistema de Gestão do Transporte Escolar, fruto da parceria entre a Seduc e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O sistema tem como objetivo modernizar a gestão do transporte escolar, otimizar o monitoramento dos serviços e assegurar mais segurança e organização para os estudantes da rede pública estadual e municipal. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Tocantins e do Governo Federal com a melhoria contínua da educação, ao promover suporte técnico e estratégico para o aprimoramento da gestão do transporte escolar.
O secretário Hercules Jackson destacou que a parceria possibilita a capacitação de equipes, o acompanhamento em tempo real da execução dos serviços e a adoção de práticas que asseguram o uso eficiente e transparente dos recursos públicos. “O sistema contribuirá para uma gestão mais eficaz do transporte escolar e para o fortalecimento das políticas educacionais, beneficiando diretamente os estudantes, suas famílias e as redes de ensino estadual e municipais”, explicou.
A coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do Transporte Escolar, Daniela Oshiro Yanaze, reforçou o compromisso do FNDE em apoiar os estados na adoção de soluções tecnológicas voltadas à melhoria da gestão educacional. “O FNDE trabalha para que as redes estaduais e municipais tenham acesso a ferramentas que tornem a gestão mais eficiente e transparente. O Tocantins tem se destacado pela disposição em inovar e aprimorar seus processos”, pontuou.
Como parte desse alinhamento, a equipe técnica do FNDE se colocou à disposição para visitar o Tocantins no início de 2026, com o objetivo de auxiliar na implementação do sistema e realizar treinamentos com as equipes técnicas da Seduc, garantindo uma transição eficiente e colaborativa.
Participaram da reunião a coordenadora de monitoramento, avaliação e apoio à gestão do Transporte Escolar, Daniela Oshiro Yanaze; os especialistas em financiamento e execução de Programas e Projetos Educacionais, Sílvio Alves Portilho e Ádamo Pires Mafei; e a técnica da coordenação-geral de Relações Institucionais, Dalilla da Silva Saraiva Gervázio.
Mín. 15° Máx. 18°