 
   
   
    
Cuidado integral à saúde, com uma série de terapias baseadas em conhecimentos tradicionais e medicinas alternativas, com o objetivo de tratar e prevenir diversas doenças. Este são alguns dos benefícios das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e, com o intuito de difundi-las, a Secretaria de Saúde (Sesau) promove uma programação especial durante todo o mês, tendo como destaques as feiras de Práticas Integrativas que movimentam, nesta quarta-feira (21), a sede e orla.

A profissional de educação física Juliana Cavalcante, representante do Núcleo de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Nupics) da Sesau, ressaltou que maio é um mês simbólico pois é o período em que se comemora o aniversário da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), criada pela Portaria GM/MS n.º 971, de 3 de maio de 2006. “Essas práticas ajudam a complementar os tratamentos de saúde, sempre visando o atendimento integral, com acolhimento, respeito e afeto. Aqui em Camaçari temos este núcleo consolidado e queremos fortalecer cada vez mais às PICS”, afirmou.

Em meios às árvores, aos pavilhões amplos e ao cenário verde do Horto de Camaçari Linaldo da Silva, na sede do município, a Feira de Práticas Integrativas promove uma série de atividades nesta quarta, ao longo de todo o dia, tendo o contato com a natureza como catalisador dos benefícios das PICS.

A aposentada Ieda do Nascimento, 65 anos, frequenta há cerca de oito meses a Unidade de Saúde da Família (USF) Camaçari de Dentro, onde integra o grupo terapêutico de mulheres Movimento/Nupics, e faz práticas como lian gong e auriculoterapia. Mas, durante o evento desta quarta-feira, teve a oportunidade de, pela primeira vez, praticar yoga. “Achei muito bom e gratificante. Me senti mais leve, relaxada e também com mais disposição e com a energia renovada”, contou a moradora do bairro Dos 46.
Além da yoga, no Horto, os participantes podem ainda aproveitar de momentos como o banho de floresta, lian gong, terapia do som, fitoterapia e plantas medicinais, meditação, auriculoterapia, bem como prestigiar a Feira de Economia Solidária.

Durante o período da manhã, a Feira de Práticas Integrativas aconteceu também na orla do município, com atividades que movimentaram a Praça Tia Deja (antiga Praça dos Coqueiros), em Arembepe. Quem aproveitou bastante o evento foi Margarida de Oliveira, 63 anos, moradora da localidade de Fonte das Águas. Ela participou do lian gong, fez auriculoterapia e massagem podal. “Há cinco anos frequento a Academia da Saúde da orla, onde já faço práticas como a auriculoterapia, além de exercícios físicos. Então, ter este evento aqui hoje, foi ainda melhor, achei maravilhoso, pois essas práticas fazem muito bem para a saúde”, avaliou a dona de casa.

A socióloga e fitoterapeuta Alba Borges, que integra o Nupics, ministrou a oficina de fitoterapia tradicional, onde falou sobre benefícios de plantas medicinais, bem como fez alertas sobre o uso consciente. “Este é um evento muito importante para a transmissão de saberes ancestrais, mas também é uma oportunidade de desconstruções, por exemplo, que para o consumo de plantas, como chás, não precisa de atenção e cuidado”, ressaltou.

A iniciativa também significou um incremento para a economia local, isso porque a programação contou com a 3ª Feira de Economia Solidária da Academia da Saúde da orla, onde uma variedade de produtos foi comercializada. Para a vendedora Valdirene Lopes, 53 anos, o evento foi uma possibilidade de melhorar a renda. “Atuo com o comércio de vestuário e essa feira foi muito importante porque ajudou nas vendas e ampliou meu público de clientes”, disse a moradora do Residencial Caminho do Rio, em Barra do Jacuípe, que também frequenta a Academia da Saúde da orla, onde faz atividades de educação física.


O Maio de Práticas Integrativas vem promovendo, ao longo do mês, variadas iniciativas em localidades da sede e orla de Camaçari. As PICS englobam uma série de terapias cujas abordagens estimulam os mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde, promovendo um cuidado que vai além dos tratamentos convencionais, com foco no vínculo terapêutico e no equilíbrio entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente.
Atualmente, o SUS oferece 29 diferentes práticas integrativas, que incluem desde terapias mais conhecidas, como acupuntura e homeopatia, até abordagens mais recentes, como terapia comunitária integrativa e Reiki. Outras opções incluem, ainda, aromaterapia, yoga, plantas medicinais, cromoterapia, todas voltadas para a promoção do bem-estar e da saúde integral.
Confira as próximas ações que integram a programação do Maio de Práticas Integrativas:
9h
Plantas Medicinais na Saúde da Mulher
Local: USF Phoc/ Caic
8h às 12h
Feira de Práticas Integrativas da Academia da Saúde da Costa
Local: Academia da Saúde de Fonte das Águas
Programação:
8h – Abertura
9h às 12h – Auriculoterapia
9h – Oficina de Fitoterapia Tradicional
11h – Reiki
8h15
Lian Gong
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
8h às 15h
Feira de Práticas Integrativas da Academia da Saúde da Sede
Local: Academia de Saúde da Sede (Ponto Certo)
Programação:
8h30 – Meditação
9h30 – Lian Gong
10h – Auriculoterapia
10h – Auriculoterapia Francesa
10h – Ventosa
13h30 – Auriculoterapia
13h30 – Auriculoterapia Francesa
13h30 – Ventosa
8h15
Yoga
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
A partir de 8h
Local: Multicentro de Saúde de Monte Gordo
Programação:
Fala de abertura: o SUS e as PICS
Lian Gong
Auriculoterapia
Terapia do som
8h às 12h
Oficina de Fitoterapia Tradicional com Agentes Comunitários de Saúde
Local: Faculdade Anhanguera






 Saúde  Investimentos do Governo de Minas viabilizam retomada do transplante de pulmão após 11 anos
  Saúde  Investimentos do Governo de Minas viabilizam retomada do transplante de pulmão após 11 anos   Saúde  Hospital Regional João Penido anuncia obras para aprimorar o cuidado aos recém-nascidos de Juiz de Fora e região
  Saúde  Hospital Regional João Penido anuncia obras para aprimorar o cuidado aos recém-nascidos de Juiz de Fora e região   Saúde  Requalificação da USF Gleba E será entregue nesta sexta
  Saúde  Requalificação da USF Gleba E será entregue nesta sexta Mín. 16° Máx. 23°
 
  
  
 