Em uma noite de sábado exatamente no dia cinco de setembro de dois mil e vinte as dezenove horas no horário de Brasília, aconteceu o centésimo decimo segundo confronto da historia destas duas equipes, com quarenta e nove vitorias da equipe do Botafogo, e trinta e nove do Corinthians, completando com vinte e cinco empates, estes números é na historia destas duas equipes em competições diversas.
A nossa redação faz questão de deixar registrado esta matéria cobrindo o primeiro jogo no estádio do Corinthians com o seu novo nome Néo Química Arena, este é o novo nome do estádio do Timão que se chamava por uns Arena Itaquera, por outros apenas Itaquerão, mas a partir deste jogo oficialmente será chamada Arena Néo Química.
O time do Corinthians veio de uma vitória de dois a um contra o time do Goiás, e o objetivo do Timão era entrar no G seis da classificação geral da tabela.
Já o Botafogo vem de um empate contra o Curitiba, o Fogão de Paulo Autuori vem para a Arena Néo Química com o tabu de nunca ter ganhado da equipe do Corinthians em seu estádio.
O primeiro tempo começou com um ritmo de jogo bem movimentado com as duas equipes com as linhas de marcação bem adiantadas, abafando as saídas de bola em busca de um erro do seu adversário. Já aos nove minutos de jogo em uma jogada de Gustavo Silva (mosquito) que entrou em perigo na área e a opção que sobrou para o zagueiro do fogão Marcelo Benevenuto foi dar dividir a bola no objetivo de tirar o perigo de gol, mas acabou acertando Gustavo Silva, o VAR identificou uma jogada faltosa do zagueiro botafoguense e após o juiz analisar o lance deu pênalti. O lateral direito do Corinthians revelado no terrão Fagner cobrou o pênalti abrindo o placar do jogo.
Após o gol sofrido o time do Botafogo foi para a pressão e deu certo, aos vinte e um minutos de jogo, o Botafogo pela esquerda em um cruzamento do lateral Guilherme, a bola bateu na mão de Fagner bem próximo da grande Área, o meia atacante Bruno Cortez cobrou uma bela falta que antes de tocar a rede o goleiro Cássio ainda espalmou para dentro do gol, e o jogo foi empatado em um a um.
Após o empate do Botafogo o jogo perdeu um pouco do seu ritmo deixando a partida mais cadenciada com as duas equipes tocando mais a bola deixando passar o tempo, e foi assim até os quarenta e sete minutos quando o Juiz pediu a bola e deu fim a primeira etapa de jogo.
No segundo tempo as duas equipes aumentaram novamente o ritmo de jogo, com a equipe do Botafogo chegando com perigo com os seus atacantes Mateus Babi e Kalou, e com o Corinthians com as suas linhas de defesa mais recuadas em busca de um contra-ataque. Mas foi o Timão que levou perigo de gol aos dezoito minutos com uma bola na trave de Jô.
Aos vinte e nove minutos após uma boa jogada de Rhuan pela esquerda toca para Kalou que mesmo se desequilibrando tocou no canto esquerdo do goleiro Cassio que até tentou, mas não conseguiu defender, para o gol de estreia do simpático Marfinense que está caindo na graça da torcida do Fogão.
Já em resposta aos trinta e um minutos após um cruzamento de Fagner para a área Otero que entrou no segundo tempo cabeceou firme no segundo pau convertendo no que seria o segundo gol do Corinthians, mas o VAR novamente interviu e pegou uma falta de Jô em cima do zagueiro do Botafogo.
E no finzinho do jogo já aos quarenta e sete minutos após uma tabela de Fagner e Léo Natel pela direita, o meia vai em profundidade e cruza rasteiro na medida para Jô chutar a gol no meio dos dois zagueiros botafoguenses empatando novamente a partida em dois a dois.
E o primeiro jogo agora da história da Arena Néo Química que ainda continua o tabu do time carioca nunca ter ganhado do Corinthians em Itaquera e foi até os cinquenta e dois minutos quando o arbitro pediu a bola e deu fim a partida de Corinthians dois e Botafogo Também dois.
Então o Timão termina esta oitava rodada em décimo na tabela até o final desta edição, e na nona rodada a equipe do Parque São Jorge vai enfrentar o time do Palmeiras em mais um Derby neste ano em sua casa Arena Néo Química, no próximo sábado as dezenove e quinze no horário de Brasília.
Já o time do Bota Fogo termina esta oitava rodada na decima terceira posição, e na nona rodada o Fogão vai até o estado do Paraná enfrentar a equipe do Atlético Paranaense, no estádio Arena da Baixada as dezenove e trinta no horário de Brasília.
Mín. 12° Máx. 16°