Sexta, 29 de Março de 2024
19°

Tempo nublado

Osasco, SP

Política Política

Presidenta da Funai elege medidas urgentes para terra Yanomami

Joenia Wapichana esteve nesta quarta no Senado para falar do assunto

29/03/2023 às 17h30
Por: Redação Osasco Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:

Proteção territorial e desintrução de garimpeiros, além da aplicação correta de recursos. São medidas urgentes que devem ser tomadas no Território Yanomami, segundo avaliação da presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.

Ela esteve nesta quarta-feira (29) na comissão do Senado criada para acompanhar as ações na região. Joenia Wapichana apontou o aumento das invasões e das áreas de garimpo e a desestruturação da assistência de saúde indígena, além da falta de políticas de proteção desses povos, como as causas de uma tragédia anunciada. Ela falou sobre o que deve ser feito.

"[É preciso] superar esse quadro, o desmatamento, a destruição dos ecossistemas, a contaminação do solo, da água, o assoreamento dos rios, a diminuição da população dos peixes, a contaminação de peixes por mercúrio, a diminuição da roça", destacou.

Comissão temporária dos yanomami ouve representantes do governo federal -Lula Marques/ Agência Brasil
Comissão temporária dos yanomami ouve representantes do governo federal -Lula Marques/ Agência Brasil

Isso, segundo ela, falando da questão ambiental. Da parte da saúde, a preocupação é com o aumento de doenças infectocontagiosas e da contaminação por mercúrio, da desestruturação das comunidades e do tráfico de drogas.

Da parte da fiscalização das leis, o rastro do ouro precisa ser revisto. Segundo ela, acabar com a boa-fé, a possibilidade de compra do ouro sem o certificado de origem.

Representante do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaigang disse que a pasta trabalha em conjunto com outras áreas para montar um plano de atuação conjunta mas que o principal, uma das coisas que deve ser o foco, é o aumento do efetivo na região, dos servidores da Funai, da equipe de saúde e mais orçamento para as ações na região.

Ouça na Radioagência Nacional:

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Osasco, SP Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 26°

Sáb 29°C 18°C
Dom 29°C 18°C
Seg 28°C 19°C
Ter 26°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes