O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Em nota, o Palácio do Planalto informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar .
Lula permanecerá na Granja do Torto, uma das residências da Presidência da República, em Brasília, e deve retornar às atividades de rotina na segunda-feira (2). A cirurgia foi realizada em uma clínica particular da capital federal.
Segundo a nota, o presidente segue com o acompanhamento habitual pelas equipes lideradas pelo médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Em 2020, Lula fez o mesmo procedimento, mas no olho direito.
A catarata é um processo natural de envelhecimento que resulta na perda da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos, deixando-o opaco e esbranquiçado. Pode ocorrer também por outros motivos, como diabetes, uso de medicamentos com corticoides ou traumas oculares.
O indivíduo que tem esse problema tem a sensação de enxergar através de um vidro embaçado, como se estivesse em um ambiente esfumaçado ou nublado. Por meio de procedimento cirúrgico, é possível substituir essa lente natural opaca por uma artificial transparente.
Política Lula tem evolução satisfatória após cirurgia de catarata Política CGU e PF investigam fraude envolvendo emendas Pix em cidade do Acre Show em feira foi contratado com sobrepreço e pago antecipadamente Política Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira Presidente passou por exames pré-operatórios nesta quinta-feira
Política PF investiga origem de fake news sobre programas sociais Política “Divididos, somos frágeis”, diz Lula ao defender integração na AL Presidente citou ativos que podem tornar região mundialmente relevante
Política Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação Política Lula diz que viajará a Washington em março para encontro com Trump Presidente falou em conversa "olho no olho" entre chefes de estado Política Lula conversa com Trump e pede mudanças em Conselho da Paz Ainda sem aceitar convite, brasileiro pediu assento para a Palestina Mín. 17° Máx. 28°