
Na próxima sexta-feira, dia 7 de novembro, às 14h, a Galeria de Arte J. Inácio, anexa à Biblioteca Pública Epiphanio Dória, recebe a abertura da exposição “Caminhos do Sagrado”, assinada pela artista Rosi Pimentel. A iniciativa, que celebra a religiosidade e os múltiplos caminhos para o sagrado, é um dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
A mostra é composta por 25 peças na técnica do quilling, que consiste em modelar e enrolar tiras de papel para criar diversas formas e desenhos. Para a artista Rosi Pimentel, “a mostra propõe uma reflexão sobre o respeito às múltiplas crenças e caminhos que conduzem ao sagrado. Cada obra representa uma manifestação espiritual distinta, abordando símbolos, cores e formas que dialogam com diversas tradições religiosas. O conjunto das obras revela um fio condutor comum: a presença do sagrado como experiência universal, independentemente da religião”.
Essa é a primeira mostra da artista a ocupar a Galeria de Arte J. Inácio. “Expor nessa Galeria é afirmar que o sagrado habita em todos os lugares onde há arte, sensibilidade e encontro. Sinto que cada obra carrega um fragmento do que me move: o desejo de reconhecer a beleza e a força presentes em todas as formas de conexão com o divino”, destaca Rosi.
Após a abertura, as obras ficarão disponíveis para visitação gratuita até o dia 30 de novembro na Galeria de Arte J. Inácio, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sem a necessidade de agendamento prévio.
Sobre a artista
Desde 2021, Rosi Pimentel atua como artista visual desenvolvendo projetos artísticos em quilling. A artista é doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Formação em Docência do Ensino Superior pela UFAL e licenciada em Letras pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Em 2021, publicou “Xilográficos: mecanismos para ensino e aprendizagem do cordel”, pela Editora Criação, e, em 2022, "A estética literária de Graciliano Ramos em Angústia" (1936), pela Editora Dialética. Docente, pesquisadora em educação e estudos literários, consultora pedagógica e, atualmente, coordenadora pedagógica.
Acre Governo intensifica ações do programa Juntos Pela Paz na Escola
Espírito Santo Registro de sociedades de advogados agora é feito exclusivamente pelo Simplifica-ES
Espírito Santo Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro
Acre Seop realiza primeiro descarte documental oficial do governo do Acre
Piauí Casa do Artesão Design Mestre Albertino segue com inscrições abertas até o dia 6 de novembro
Trabalho, Qual... Mutirão de empregos temporários do Estado atrai centenas de candidatos
São Paulo Caminho da Capacitação oferece oficina gratuita de Produção 3D em São Bernardo do Campo
Paraíba Corrida pela Vida que encerra atividades do Outubro Rosa do Hospital de Catolé do Rocha tem mais de 500 inscrições Mín. 13° Máx. 17°