
Com o intuito de promover a prevenção e o cuidado, como parte da campanha do Outubro Rosa, a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista promoveu uma série de atividades voltadas à conscientização e a prevenção do câncer de mama. No último sábado (18), as colaboradoras da Instituição tiveram acesso às consultas com a equipe de enfermagem, que incluíram coleta do exame Papanicolau.

Campanha Outubro Rosa
Para Lidiane Rodrigues, gestora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e uma das organizadoras, muito mais que fazer atividades voltadas para a divulgação do mês, o foco principal era entender as necessidades das colaboradoras e tentar da melhor forma possível suprir essa demanda. “Fizemos anamnese para saber se os exames das funcionárias estavam em dia, e a partir disso, pensamos em atividades para cuidar não só do bem-estar, mas também da saúde de cada uma delas”, destacou.
Joseane Santos, técnica de enfermagem da UTI Neonatal participou da ação. Para ela, a iniciativa foi importante não apenas pela praticidade de realizar uma consulta preventiva, mas também por representar um gesto de valorização aos profissionais da unidade. “Me sinto cuidada pela Instituição”, relatou.

Joseane Santos, em consulta com a equipe de Enfermagem
Ontem (20), a programação continuou com um momento dedicado ao autocuidado. As colaboradoras participaram de palestras sobre autoexame e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Na oportunidade, houve ainda sessões de massagem com ventosa e liberação miofascial, auriculoterapia e atualização do cartão de vacina.
Para a Direção da Fundação, ações como essa reforçam o compromisso da instituição em cuidar de quem cuida. “O Outubro Rosa é um lembrete de que o cuidado começa com a gente. Queremos que nossas colaboradoras se sintam valorizadas e incentivadas a olhar com mais carinho para a própria saúde”, destacou Ceres Costa, diretora da fundação.
A iniciativa foi uma realização conjunta da Direção, do SESMT, do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e da Coordenação de Enfermagem, com o apoio das faculdades parceiras Uninassau e Unex. Juntos, promoveram o bem-estar e a saúde da mulher, reforçando o compromisso da Fundação com a prevenção. As ações do Outubro Rosa continuam ao longo do mês, e as pacientes que realizaram os exames serão encaminhadas para ultrassonografia, consulta ginecológica e mamografia, quando necessário, garantindo a continuidade do cuidado.



Governo Governo promove mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital Dr. Carlos Macieira
Sergipe Seasic participa de reunião com Governo Federal e Unicef para discutir ações da Primeira Infância Antirracista
Acre Sem registros no Acre, Saúde reforça preparo das equipes para possíveis casos de intoxicação por metanol
Espírito Santo Primeira etapa das obras no Terminal do Ibes é concluída e espaços serão abertos ao público
CARGA ILÍCITA Fiscalização na malha fluvial do Baixo Amazonas apreende mais de 13 toneladas de pescado irregular
NOITE MUSICAL Amazônia Jazz Band celebra música brasileira e paraense em espetáculo na próxima 2ª feira
DESENVOLVIMENT... Governo do Pará e Guiana Francesa avançam na construção de tratado
Acre Secretaria da Mulher prorroga inscrições para Prêmio Laço Branco e Laço Lilás pelo Fim da Violência de Gênero
São Paulo Dia da Alimentação Escolar: SP amplia 14 vezes investimento em produtos da agricultura familiar em seis anos Mín. 12° Máx. 25°