
O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 9,7%, no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Nessa comparação, a Bahia alcançou a quarta posição entre as unidades federativas, com expansão superior à média nacional de 7,3%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta terça-feira (21/10), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.
Entre os destaques do boletim, o fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 5,4% no segundo trimestre de 2025, em relação ao mesmo trimestre de 2024. A taxa é puxada pelo aumento da movimentação nos aeroportos de Porto Seguro (23,0%) e Salvador (3,3%). No trimestre, transitaram nos aeroportos baianos aproximadamente 2,4 milhões de pessoas.
No sistema ferry-boat, segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), cerca de 210 mil veículos passaram na travessia São Joaquim-Bom Despacho, no segundo trimestre de 2025, resultado 18,6% superior ao mesmo trimestre de 2024. Pelo mesmo sistema, passaram perto de 1,3 milhão de passageiros, com expansão de 13,0% na mesma análise comparativa.
Já a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador, segundo informações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), foi de 56,6% no segundo trimestre de 2025, resultado ligeiramente abaixo do observado no mesmo trimestre do ano anterior (56,9%). É importante destacar que essa é a segunda melhor taxa média registrada para os segundos trimestres de cada ano, desde o início da série histórica, iniciada em 2014.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), o Estado arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) mais de R$ 1,3 bilhão referente às Atividades Características do Turismo, no segundo trimestre, com expansão nominal de 13,2% em relação ao mesmo trimestre do ano de 2024. Esse resultado foi impulsionado por mais da metade (55,6%) das atividades investigadas.
Essa dinâmica resultou em saldo positivo na geração de empregos no setor do turismo, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com a incorporação de 701 postos de trabalho com carteira assinada no segundo trimestre de 2025, número puxado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+363 vagas) e Transporte rodoviário de táxi (+330 vínculos). A zona turística que mais ampliou o número de trabalhadores formais foi a Caminhos do Sertão (+252 postos).
Os investimentos das empresas públicas e privadas para a realização dos festejos juninos, em grande parte dos municípios baianos, foram essenciais para impulsionar o turismo no segundo trimestre. As expectativas para o terceiro trimestre são favoráveis, uma vez que abrange um período intenso de grandes eventos, tais como: o tradicional Desfile da Independência do Brasil na Bahia, o Festival de Chocolate, as celebrações a Santa Dulce dos Pobres, a romaria de Bom Jesus da Lapa, o Festival de Inverno Bahia e outros. As promoções desses eventos devem contribuir para um bom desempenho do setor. É importante destacar, que a expectativa dos especialistas é de aceleração do setor de Serviços, confirmada pela expectativa da sondagem empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Fonte
Ascom/SEI
Bahia MAB e MAC_BAHIA inauguram três exposições nesta quinta-feira (23)
EDUCAÇÃO Creches Por Todo o Pará: segunda unidade de Ananindeua está com 50% de obra concluída
PLANO DE TRABALHO Com atuação da Codec, Redenção inicia estruturação para se tornar polo estratégico de atração de investimentos
Piauí Setur anuncia nova turma do Programa Qualifica Turismo com foco em Parnaíba
Bahia Adab inaugura nova sede em Irecê
Sergipe Agrese realiza audiência pública sobre regulamentação de serviços lotéricos em Sergipe
SAÚDE Policlínica Lago de Tucuruí celebra o Outubro Rosa com informação, acolhimento e histórias reais de superação
ARTE Espetáculo F.R.A.G.M.E.N.T.O.S. celebra Danças Urbanas no Teatro do Núcleo de Oficinas Curro Velho REFLEXÃO MEP recebe exposição em parceria com o Museu da Pessoa a partir de sábado (25) Mostra discute a relação com a Terra e tem curadoria de Ailton Krenak e Karen Worcman Mín. 12° Máx. 25°