Terça, 21 de Outubro de 2025
15°

Tempo limpo

Osasco, SP

Geral CIDADANIA

Usina da Paz Jurunas/Condor celebra três anos com queda de quase 70% na violência e cerca de 1 milhão de atendimentos

Unidade localizada em Belém reforça cidadania com cursos, esportes e serviços gratuitos, e contribui para transformação social do território

21/10/2025 às 08h37
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

A Usina da Paz (UsiPaz) Jurunas/Condor, em Belém, completou três anos de funcionamento neste mês de outubro com resultados expressivos nas áreas de segurança pública, cidadania e inclusão social. O equipamento público do Governo do Estado do Pará, entregue em 2022, já contabiliza cerca de um milhão de atendimentos gratuitos à comunidade e impacta diretamente na redução da criminalidade no território onde está inserido.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o território Jurunas/Condor registrou, entre janeiro e setembro de 2025, queda de 68,8% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídios, latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte, em comparação ao mesmo período de 2024. A taxa de roubos também apresentou redução de 13,9% na região.

“O Pará vivencia uma outra realidade na atual gestão, desde a implantação da Política Pública Território pela Paz, e posteriormente a chegada das Usinas da Paz, que seguem transformando a vida de pessoas em cada ponto onde estão presentes. Tivemos reduções significativas tanto em crimes patrimoniais como em crimes que tiram a vida. Seguimos atuando fortemente para ampliar as ações em todo o Estado, garantindo não apenas a segurança, mas serviços e oportunidades que continuem mudando a realidade da população paraense”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Transformação social e oportunidades

Além do impacto direto na segurança, a UsiPaz Jurunas/Condor tornou-se referência na oferta de serviços gratuitos e ações de cidadania. Em três anos, a unidade se consolidou como ponto de encontro para moradores que buscam capacitação profissional, atendimento social, atividades esportivas, culturais e educacionais. São mais de 70 tipos de serviços ofertados de forma permanente.

Anderson Corrêa, morador do bairro do Jurunas e estudante universitário, participa atualmente do curso de língua inglesa ofertado pela Usina e compartilha como o espaço ampliou suas perspectivas de futuro.

“A Usina abriu muitas portas para mim e para muita gente do bairro. Aqui, a gente tem acesso a cursos de qualidade, que ajudam a nos preparar para o mercado de trabalho e também a sonhar mais alto. É um espaço que mudou o Jurunas, trazendo mais conhecimento e esperança para a comunidade”, disse.

Presença do Estado e fortalecimento da cidadania

A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, ressaltou o papel transformador da UsiPaz, destacando a importância da presença efetiva do Estado em áreas historicamente vulneráveis.

“A Usina da Paz Jurunas/Condor é referência em cidadania, inclusão e oportunidades. Em apenas três anos, vimos histórias de superação, jovens conquistando o primeiro emprego, mulheres empreendendo e famílias inteiras reconstruindo suas vidas com dignidade. Essa é a missão das Usinas: estar ao lado da população e mostrar que é possível viver em paz, com esperança e com futuro”, pontuou.

Atendimento e funcionamento

A Usina da Paz Jurunas/Condor está localizada na travessa Quintino Bocaiúva, s/n, entre a avenida Bernardo Sayão e a travessa Honório José dos Santos. O complexo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos fins de semana conforme a programação definida com a comunidade. Até a próxima sexta-feira (24), a unidade estará temporariamente fechada para realização de obras estruturais, com o objetivo de garantir ainda mais conforto e segurança aos usuários.

A programação de cursos e atividades pode ser consultada diretamente na unidade ou por meio do Instagram oficial: @usinasdapaz.

Expansão no Pará

Atualmente, o Pará conta com 17 Usinas da Paz em funcionamento, sendo cinco na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e outras 12 em municípios da Região Metropolitana de Belém e interior: Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Outras unidades do maior complexo de cidadania da América Latina estão em construção nas cidades de Belém (Icoaraci), Altamira, Cametá, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu e São Félix do Xingu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 25°

Qua 24°C 11°C
Qui 25°C 12°C
Sex 26°C 13°C
Sáb 31°C 14°C
Dom 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes