Fotos: Renata Leite
Quatro amigas do bairro Jardim Cruzeiro aproveitaram o Dia “D” de mobilização nacional para atualização da caderneta de vacinas e resolveram, juntas, cuidar da saúde neste sábado (18). Com o cartão em mãos, elas foram até a Unidade de Saúde da Família Rua Nova/Barroquinha para colocar as doses em dia.
A iniciativa partiu de Geisiele Ribeiro, 17 anos, que incentivou o grupo a participar. “É questão de conscientização. Nem todo mundo tem a oportunidade de se proteger, então quis incentivar minhas amigas”, contou.
Uma das amigas, Eduarda Mendes, 18 anos, viu na ação uma boa oportunidade para se imunizar. “Já fazia um tempo que não atualizava. Como o posto é próximo da nossa casa, aproveitamos. Essa campanha é muito importante”, reconheceu.
A mobilização foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para garantir o acesso de todos às doses de proteção, foram disponibilizadas 25 unidades de saúde na sede e nos distritos do município, além de dois pontos estratégicos: um no Shopping Avenida, na avenida Noide Cerqueira, e outro com o Vacimóvel, estacionado em frente à Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas.
A autônoma Elinalva Silva Oliveira, 51 anos, também participou da mobilização e recebeu a dose contra a influenza. “Depois que comecei a tomar a vacina, reduzi bastante as tosses alérgicas e não tenho mais os sintomas graves da gripe”, afirmou.
Moradora da Rua Nova, a comerciária Joselia Oliveira de Jesus Santos, 50 anos, também aproveitou a folga do sábado para levar os filhos Maria Fernanda, de 18 anos, e Felipe, de 25, para atualizar a caderneta de vacinação. Juntos, foram até a unidade de saúde.
Maria Fernanda recebeu a dose da influenza e o reforço contra o tétano, enquanto Joselia foi imunizada com quatro vacinas: tríplice viral, febre amarela, antitetânica e DT.
“Que maravilha! Hoje é um dia menos corrido e com mais chances de reunir meus filhos para cuidar deles”, comemorou.
O movimento também foi intenso na unidade do Dispensário Santana. O autônomo Edcarlos de Jesus Couto, 52 anos, aproveitou o sábado para garantir a dose contra a gripe.
“O trabalho não permite cuidar da saúde durante a semana. Então, o sábado é o dia que aproveito para fazer essas coisas”, disse.
MOBILIZAÇÃO SEGUE ATÉ DIA 31
A Campanha de Multivacinação foi iniciada no último dia 6 e segue até 31 de outubro, com todas as 103 salas de vacinação da rede municipal abastecidas com os imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.
As doses disponíveis protegem contra diversas doenças, como sarampo, febre amarela, gripe, HPV, meningite, hepatite, coqueluche, difteria, dengue e Covid-19, entre outros agravos.
A chefe da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, reforçou a importância da adesão da população à campanha.
“A vacinação é uma das medidas mais eficazes de prevenção. É fundamental que todos aproveitem essa mobilização para verificar a caderneta e colocar as vacinas em dia. Cada dose aplicada representa mais proteção e cuidado com a própria saúde e com a coletividade”, ressaltou.
Mín. 15° Máx. 25°