A CentralEstadualde Transplantes,unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba,registrou, nessa quarta-feira (8), no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, a 34ª doação de múltiplos órgãosde2025. A doadora foi uma mulher de 60 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), vítima de uma hemorragia cerebral. Após a confirmação da morte encefálica, a família foi consultada e autorizou a doação.
A neta da doadora, Cláudia Raquel, disse, emocionada, que a avó sempre foi uma pessoa solidária e que estaria feliz em saber que continuou ajudando mesmo após a morte. “Ela era uma pessoa muito boa, generosa, que gostava de ajudar todo mundo. Tenho certeza de que ficaria muito feliz em saber que, mesmo depois de partir, pôde continuar fazendo o bem e salvando vidas”, afirmouCláudia.
Foram doados o fígado, os rins e as córneas, beneficiando cinco pessoas que estavam na lista de espera por um transplante. A ação mobilizou uma equipe de retirada dos órgãos e contou com o suporte da Central Estadual de Transplantes, responsável pela logística de captação e distribuição dos órgãos.
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância da decisão da família e o impacto que ela causa na vida de outras pessoas. “A atitude dessa família representa esperança para pacientes que aguardam por um transplante e reforça o papel da Paraíba como referência nacional na doação e transplante de órgãos. Agradecemos imensamente pela sensibilidade e generosidade dessa decisão”, afirmou.
Desde o início de 2025, a Central de Transplantes já registrou 181 transplantes de órgãos, sendo 145 de córneas, 17 de fígado, nove de coração, seis de rim e quatro de medula óssea. Ainda aguardam na lista de espera 804 pessoas.
Mín. 14° Máx. 19°