A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira (08), a 13ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central “Caruaru pelo SUS que acolhe, integra e cuida”. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), no bairro Petrópolis, e contou com a presença do prefeito, gestores municipais, gestores de saúde da região profissionais de saúde, representantes da sociedade civil e instituições parceiras.
A conferência marcou mais um importante capítulo na construção coletiva das políticas públicas de saúde do município. O encontro foi um espaço democrático e participativo voltado à formulação do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2026–2029, documento que norteará as ações e estratégias da rede de saúde nos próximos anos.
O processo de mobilização envolveu ampla participação popular, com a realização de pré-conferências temáticas voltadas aos eixos População Negra, Quilombola e de Terreiro; LGBTQIAPN+; Saúde Mental; Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa, além de nove pré-conferências territoriais e 67 locais, que garantiram a escuta ativa dos diversos segmentos da sociedade.
Durante a programação, foi prestada uma homenagem in memoriam à enfermeira Maria de Fátima Silva Ribeiro, ex-servidora municipal falecida em 2023, vítima de leucemia. Formada pela Universidade de Pernambuco (UPE), Maria de Fátima teve uma trajetória marcada pela dedicação à saúde pública, com passagens por diversas unidades municipais e estaduais, deixando um legado de compromisso e humanidade.
A 13ª Conferência Municipal de Saúde consolidou o processo democrático de formulação de políticas públicas, reafirmando o papel do controle social e garantindo que as deliberações aprovadas subsidiem o novo Plano Municipal de Saúde, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a abertura, o prefeito de Caruaru destacou a importância da conferência como instrumento de fortalecimento da gestão e da participação popular. “Vocês que fazem a Saúde de Caruaru, profissionais, conselheiros e todas as categorias, são os grandes responsáveis por fazer do nosso município uma referência também nessa área. Onde quer que a gente chegue, seja no Estado ou em Brasília, há confiança no trabalho que realizamos. Isso reflete a responsabilidade compartilhada de todos que constroem, diariamente, um SUS forte e eficiente. A conferência é o momento de planejar o futuro, mas também de agradecer a cada um que faz da Saúde de Caruaru um exemplo de resultado e compromisso com as pessoas”, ressaltou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Nadja Farias, reforçou a relevância do encontro para o planejamento das próximas ações da rede municipal. “A conferência é o espaço máximo de escuta e construção coletiva. Aqui, cada proposta, cada voz e cada ideia contribuem para o fortalecimento de um SUS mais acolhedor e acessível. Esse processo mostra o quanto Caruaru tem avançado com o diálogo entre gestão, profissionais e comunidade, garantindo que as políticas públicas de saúde sejam, de fato, construídas com a participação de todos”, destacou Nadja.
Mín. 14° Máx. 19°