A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, retoma no dia 11/10, o Mutirão dos Agentes de Saúde, com visitas domiciliares aos sábados, das 8h às 14h. O objetivo é vistoriar os imóveis à procura de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A ação integra a Campanha “Rio Preto sem Dengue: a Luta é de todos”, que reúne diversas iniciativas de enfrentamento ao mosquito, inclusive as visitas de agentes de saúde durante a semana. O mutirão acontecerá ao longo de oito sábados, priorizando as regiões da cidade com maior número de casos. Neste sábado, as áreas que recebem o mutirão são:
- Estoril
- Luz da Esperança
- Nova Esperança
- Parque Industrial
- Santo Antonio
Para esta etapa, 108 agentes de saúde e 10 supervisores estarão em campo, com a expectativa de visitar mais de 4 mil imóveis. Nas visitas, os moradores recebem orientações sobre prevenção e, quando necessário, os agentes realizam a retirada ou limpeza de recipientes que possam servir de criadouro.
"O mutirão aos sábados é uma oportunidade a mais para os agentes acessarem residências que geralmente estão fechadas durante a semana, quando os moradores estão trabalhando”, explica Camila Santana, gerente da Vigilância Ambiental.
Todos os agentes estarão uniformizados com calça azul marinho e camisa azul clara, com logotipo da prefeitura e crachá de identificação.
No início deste ano, a Prefeitura iniciou o mutirão dos agentes de saúde no dia 4 de janeiro, trabalhando oito sábados consecutivos, até o dia 22 de fevereiro, resultando em 22.045 imóveis visitados somente aos sábados.
As visitas de agentes de saúde com orientações sobre dengue e escorpião são contínuas, realizadas durante todo o ano. Além disso, a Prefeitura realiza outras ações de combate ao mosquito Aedes, como a limpeza urbana, aplicação de BRI, manutenção das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), e campanhas de mobilização em conjunto com a sociedade.
Mín. 14° Máx. 17°