A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados da Bahia (Sindileite), iniciou, nesta terça-feira (7), a terceira edição do Concurso Literário de Redação Sindileite Bahia – edição em homenagem ao Dia Mundial do Leite. A primeira fase do certame será realizada diretamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, até esta quarta-feira (8).
As inscrições ocorrem no momento da aplicação da prova. Ou seja, o estudante produz a redação manuscrita na escola e, automaticamente, está inscrito no concurso. O tema proposto é “Leite e segurança alimentar: do campo à mesa, um direito de todos”. As redações devem ter entre 25 e 40 linhas, e cada candidato pode participar com apenas uma produção de autoria própria. Os professores das unidades avaliarão os textos e encaminharão a melhor redação de cada categoria à SEC para as etapas seguintes.
Segundo a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Helaine Souza, a iniciativa reforça o compromisso da rede estadual com o fortalecimento da leitura e da escrita. “É com entusiasmo que a Secretaria da Educação participa de mais uma edição do Concurso de Redação do Sindileite, uma ação estratégica que incentiva a escrita criativa e reflexiva dos nossos estudantes. Além de promover o debate sobre alimentação saudável e o consumo do leite, o concurso fortalece a preparação dos jovens para o Enem. A Bahia, que já se destacou em edições anteriores, certamente repetirá o bom desempenho em 2025”.
Podem participar estudantes do Ensino Fundamental II (Categoria I) e do Ensino Médio (Categoria II), regularmente matriculados nas unidades públicas de ensino do Estado da Bahia, jurisdicionadas aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), contemplando todas as ofertas e modalidades educacionais. A participação é voluntária e gratuita, realizada no ambiente escolar e sem impacto sobre as atividades do calendário letivo.
Os vencedores de cada categoria serão premiados da seguinte forma: o primeiro lugar receberá um notebook, um kit mochila e um fone bluetooth; o segundo lugar será contemplado com R$ 2 mil, kit mochila e uma garrafa térmica; e o terceiro lugar receberá R$ 1 mil e um kit mochila. A avaliação seguirá os critérios previstos no regulamento, incluindo estrutura textual, adequação gramatical, desenvolvimento do tema, originalidade e criatividade. A premiação será de responsabilidade do Sindileite e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e será entregue na cerimônia que ocorrerá até o dia 30 de novembro.
Mais do que uma competição, o concurso representa uma ação pedagógica que valoriza a leitura, a escrita e o protagonismo dos estudantes baianos, fortalecendo a integração entre escola, comunidade e setor produtivo, com a SEC atuando como parceira na promoção do aprendizado, sem atribuição sobre a organização ou os resultados do concurso.
Cronograma:
Fase I (escola) – 7 de outubro
Fase II (Envio das redações classificadas à SEC) – 9 de outubro
Análise pela banca avaliadora – 10 de outubro
Divulgação do resultado final – até 15 de novembro
Premiação – até 30 de novembro
Fonte: Ascom/SEC
Mín. 15° Máx. 25°