Na última quarta-feira, 1º, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) sediou mais uma reunião da Comissão Intersetorial da Primeira Infância. O encontro contou com a presença de representantes de oito secretarias estaduais. Durante a reunião, foram apresentados dados atualizados sobre obras e programas voltados para a Primeira Infância, como a construção de brinquedopraças, projetos de mobilidade urbana inclusiva e iniciativas de educação ambiental. Também foram discutidos os próximos passos do Plano Estadual da Primeira Infância, com foco nas ações previstas para 2025 e 2026.
Além da Seasic, participaram da reunião: Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe (Seplan), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel).
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância da articulação entre órgãos de governo. “Esse encontro mostra a força do trabalho coletivo. Cada secretaria traz sua contribuição, seja em saúde, educação, infraestrutura ou meio ambiente, e isso fortalece o nosso compromisso de colocar as crianças no centro das políticas públicas. Quanto mais integrados estivermos, maior será o alcance e a efetividade das nossas ações”, frisou.
Representando a Secretaria de Estado da Saúde, Larissa Meneses reforçou a relevância do espaço de diálogo. “Hoje, tivemos um encontro muito importante entre várias secretarias, com vários representantes, para discutir o Plano Estadual da Primeira Infância. Nosso grande desafio é unir ações e objetivos em comum. Quanto mais ampliamos essa integração, maior é o potencial das nossas ações e o alcance das políticas voltadas para as crianças”, pontuou.
Da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), a arquiteta Ticiana Barros ressaltou o papel das obras públicas. “A questão da infraestrutura também está voltada à infância. Projetos como brinquedopraças e espaços de lazer são fundamentais para garantir ambientes adequados ao brincar, que fortalecem o desenvolvimento infantil e a convivência comunitária”, salientou.
Já a arquiteta e urbanista da Sedurbi, Maria Vitória Abud, destacou o olhar técnico direcionado às cidades. “Esse é um aspecto essencial para pensar cidades que acolham e protejam as crianças desde cedo”, aifrmou.
A pauta ambiental também esteve presente. Para a coordenadora de Formação e Educação Ambiental da Semac, Gicélia Prado, investir na infância é investir na sustentabilidade. “O brincar nos espaços verdes ajuda a conscientizar as crianças de forma lúdica sobre a importância do meio ambiente. Acreditamos que elas serão os futuros guardiões da natureza, e por isso precisamos começar esse trabalho desde a Primeira Infância”, frisou.
A coordenadora da Comissão Intersetorial da Primeira Infância da Seasic, Marister Alves, avaliou os resultados da reunião. “As secretarias trouxeram suas contribuições e apresentaram a evolução das ações previstas no Plano Estadual da Primeira Infância.Por isso, foi um encontro fundamental para projetarmos os próximos passos”, considerou.
Mín. 17° Máx. 28°