Com a presença da historiadora e pesquisadora Rosa Godoy, se encerra nesta quinta-feira (2), em João Pessoa, o Seminário de Pesquisa 2025. A atividade da Fundação Casa de José Américo (FCJA) é em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDHIR). O seminário teve início na quarta-feira (24).
A programação começou na UFPB, no dia 24, com a abertura do evento referente aos 20 anos do PPGH. No dia 25, Rosa Godoy foi homenageada no mesmo evento. Já a partir do dia 26, a pesquisadora se reuniu com as equipes dos projetos Fapesq/FCJA. São eles: ‘De A Paraíba e Seus Problemas à A Bagaceira: itinerários literários de José Américo de Almeida’ (sob a coordenação de Luiz Mário Burity), ‘1930 – A caminho do centenário: convergências bibliográficas e fontes digitais’ (coordenação de Jivago Correia) e ‘Manuscritos de José Américo de Almeida: identificação e descrição de documentos’ (com Danielle Alves como coordenadora).
Rosa Godoy ainda se reuniu com as equipes dos projetos ‘Por uma cartografia dos lugares de consciência na Paraíba: trajetos do patrimônio cultural por meio da memória das violações de direitos humanos’ (coordenação de Fernanda Rocha), ‘Imprensa e cultura na Paraíba: os circuitos de comunicação das revistas Ilustração e Manaíra (1930-1940)’ (coordenação de Alômia Abrantes) e ‘Acervo audiovisual da FCJA: imagem e memória’ (coordenação de João de Lima Gomes). O seminário se encerra nesta quinta-feira com uma reunião no NDHIR/UFPB.
Mín. 17° Máx. 28°