O novo Plano Nacional de Educação (PNE) está no centro das discussões do 4º ENDEB – Encontro Nacional de Dirigentes, Técnicos e Lideranças Educacionais do Brasil, que teve início nesta quinta-feira (25), em João Pessoa. O evento reúne educadores, gestores e pesquisadores de todo o país para debater os rumos da educação brasileira e a formulação do PNE que servirá como guia para as políticas educacionais para os próximos 10 anos.
Realizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, o encontro reúne cerca de 100 pessoas para refletir, dialogar e construir coletivamente caminhos para uma educação pública de qualidade e democrática. A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba é parceira da iniciativa, reforçando o compromisso do Governo da Paraíba em contribuir para a consolidação de políticas públicas que fortaleçam, valorizem e democratizem a educação em todo o país.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou a importância de sediar um evento dessa magnitude. “O Plano Nacional é algo que está sendo construído pelo Congresso Nacional nesse momento o que possibilita organizar os nossos planos estaduais e municipais de educação”. De acordo com o secretário o Plano Nacional são as metas oficiais para que a educação avançe nos próximos dez anos. “A Paraíba está podendo sediar um evento como esse, com pessoas e palestrantes de todo o Brasil nos deixa muito felizes com essa oportunidade”, destaca.
Presente no encontro, o ex-ministro da Educação, Cristóvão Buarque, ressaltou a urgência de transformar o PNE em instrumento de salto qualitativo. “Esse é um momento importante de articulação de um plano, mas é preciso lembrar que já estamos no terceiro. Melhoramos, mas não fizemos o dever de casa de ir além de uma melhora. Nós precisamos saltar, precisamos ter uma educação igual às melhores do mundo. O PNE deve ser o instrumento desse salto. Só a educação pode garantir produtividade, distribuir renda e fortalecer a democracia no Brasil. Sem uma base educacional sólida, não há democracia plena”, ressaltou.
Já o gerente do Sistema de Gestão de Dados Educacionais da GEGP, Herbert Gomes, enfatizou o caráter coletivo e estratégico da elaboração do novo PNE. “Estamos vivenciando um momento muito especial, com a construção do novo plano nacional de educação, que trará metas claras para a próxima década”, enfatizou. Segundo Herbert o objetivo é que a educação seja mais eficiente, equitativa e acessível, garantindo a permanência dos estudantes e a valorização dos profissionais da educação. “O que estamos construindo hoje terá reflexos diretos na elaboração dos planos estaduais e municipais, criando uma cadeia de compromissos e objetivos comuns em todo o país”.
Durante os dois dias do evento, os palestrantes debaterão temas muito importantes para a educação da Paraíba e do Brasil. Relatos de experiências em temas como educação ambiental, educação digital e inovação, redução da desigualdade e equidade social, entre outros fazem parte da programação do evento.
Mín. 12° Máx. 16°