Quarta, 10 de Setembro de 2025
16°

Tempo limpo

Osasco, SP

Saúde Piauí

Sesapi reúne profissionais em Teresina para discutir a qualidade da água no Piauí através do Vigiágua

Desde a segunda-feira (8), a 4ª Regional de Saúde, em Teresina, sedia um encontro do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Human...

10/09/2025 às 17h47
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Desde a segunda-feira (8), a 4ª Regional de Saúde, em Teresina, sedia um encontro do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde, e reúne gestores municipais, técnicos e instituições parceiras para debater estratégias de monitoramento e segurança da água destinada à população.

O técnico responsável pelo Vigiágua no Piauí, Antônio Carlos dos Santos, destacou a importância do evento no atual cenário de transição da gestão do abastecimento. “Este programa atua em todo o Brasil e, especificamente no Piauí, acompanha a conformidade da água distribuída às residências. Neste momento, em que a Agespisa está sendo substituída pela Águas do Piauí, é fundamental orientar os municípios para que mantenham o controle e a qualidade do serviço oferecido à população”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sesapi

A programação do encontro contempla debates sobre a seca que atinge quase 130 municípios piauienses, reforçando a necessidade de monitoramento da água distribuída por carros-pipa. “A qualidade dessa água é crucial e estamos discutindo procedimentos para garantir sua procedência e tratamento adequados”, acrescentou Antônio Carlos.

Já a consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Ágata Dias, enfatizou a amplitude do trabalho. “O Vigiágua atua no monitoramento da qualidade da água, na inspeção sanitária dos sistemas de abastecimento e no acompanhamento de resíduos de agrotóxicos, além de responder a situações emergenciais, como secas e enchentes. O encontro tem como propósito apoiar os diferentes agentes envolvidos, assegurando à população água de qualidade e reduzindo os riscos de doenças de transmissão hídrica”, destacou.

O evento segue até quinta-feira (11), com reuniões técnicas, alinhamento de ações e a participação de órgãos como a Funasa, Águas do Piauí, Águas de Teresina e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 27°

Qui 31°C 14°C
Sex 20°C 14°C
Sáb 20°C 14°C
Dom 26°C 14°C
Seg 28°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes