Desde a segunda-feira (8), a 4ª Regional de Saúde, em Teresina, sedia um encontro do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde, e reúne gestores municipais, técnicos e instituições parceiras para debater estratégias de monitoramento e segurança da água destinada à população.
O técnico responsável pelo Vigiágua no Piauí, Antônio Carlos dos Santos, destacou a importância do evento no atual cenário de transição da gestão do abastecimento. “Este programa atua em todo o Brasil e, especificamente no Piauí, acompanha a conformidade da água distribuída às residências. Neste momento, em que a Agespisa está sendo substituída pela Águas do Piauí, é fundamental orientar os municípios para que mantenham o controle e a qualidade do serviço oferecido à população”, afirmou.
A programação do encontro contempla debates sobre a seca que atinge quase 130 municípios piauienses, reforçando a necessidade de monitoramento da água distribuída por carros-pipa. “A qualidade dessa água é crucial e estamos discutindo procedimentos para garantir sua procedência e tratamento adequados”, acrescentou Antônio Carlos.
Já a consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Ágata Dias, enfatizou a amplitude do trabalho. “O Vigiágua atua no monitoramento da qualidade da água, na inspeção sanitária dos sistemas de abastecimento e no acompanhamento de resíduos de agrotóxicos, além de responder a situações emergenciais, como secas e enchentes. O encontro tem como propósito apoiar os diferentes agentes envolvidos, assegurando à população água de qualidade e reduzindo os riscos de doenças de transmissão hídrica”, destacou.
O evento segue até quinta-feira (11), com reuniões técnicas, alinhamento de ações e a participação de órgãos como a Funasa, Águas do Piauí, Águas de Teresina e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI).
Mín. 15° Máx. 27°