A Universidade do Estado do Pará realiza hoje a Feira Vocacional 2025, voltada para estudantes do Ensino Médio e candidatos aos cursos de graduação da instituição.
Até as 17h, desta quarta-feira (1), o público, em geral, pode visitar no Centur, em Belém, estandes de mais de trinta cursos de graduação da universidade, além de espaços para tirar dúvidas e se inscrever para os processos seletivos da Uepa.
Na abertura do evento, a vice-reitora, Ilma Pastana, destacou que “tem cursos que só a Uepa tem, como Relações Internacionais, além dos cursos da área da saúde, dezessete licenciaturas e oito cursos da área de tecnologia”. Ela convidou os presentes a conhecerem a universidade que tem campi em 19 municípios do Pará, além de estar presente em 85 municípios com o programa Forma Pará. “Temos que ter orgulho dessa universidade”, disse.
Além dos estandes, também são realizadas programações culturais, como dinâmicas com alunos de Educação Física e apresentação musical do coral do curso de Libras. Acylena Coelho, pró-reitora de graduação, destaca que os visitantes “podem ter um diálogo direto com os alunos que vivem a universidade e conversar sobre os cursos, ver o que realmente eles desenvolvem durante os anos de graduação, então esse momento de interação e que certamente ajuda a tirar todas as dúvidas e a quem sabe já tomarem decisões aqui nesse momento”.
Ex-aluna da Uepa e atual professora da rede pública estadual de ensino, Ana Paula Couto é professora de Matemática, da escola de tempo integral Renato Pinheiro Conduru. Ela levou estudantes dela para conhecerem os cursos, e se emocionou por estar de volta à uma atividade da universidade.
“A experiência tem sido extraordinária, pois há alguns anos eu estava aqui, neste mesmo espaço, apresentando a universidade aos futuros estudantes. Agora, já formada e atuando nas escolas públicas de Belém, tenho a oportunidade de trazer meus alunos para participar desta feira. A emoção é grande, e confesso que meu coração está acelerado”, afirmou a professora Ana Paula Couto.
Para a docente, essa é uma oportunidade para que os alunos tenham mais clareza sobre os cursos que desejam seguir. “A feira tem sido um momento de encanto para eles”. Empolgada com os alunos que estavam no estande do curso de Matemática, ela conta que eles se dirigiram ao local e já demonstraram o desejo de reproduzir na escola os jogos que viram no local.
Por ser de tempo integral, ela também conta que o ensino possui uma grade curricular diferente: .”Além das disciplinas tradicionais como química, física, biologia e matemática, trabalhamos com projetos. Temos clubes de ciências, nos quais os alunos se envolvem em atividades como dança e xadrez. Também desenvolvemos projetos direcionados, como o do laboratório da escola. Temos um projeto de produção e comercialização de sabão, utilizando óleo de cozinha usado, evitando o descarte inadequado. Outro projeto relevante é o brechó sustentável, que promove a coleta de roupas para customização e arrecadação de fundos para projetos da escola. A Escola de Tempo Integral promove a sustentabilidade e o empreendedorismo entre os alunos, que se mostram muito engajados”, disse a professora de matemática Ana Paula.
Heloísa Barreira, de 17 anos, vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e aproveitou para conhecer mais sobre o curso de História, que ela pretende cursar. “É bom saber que a Uepa tem essa estrutura e que não são poucas as oportunidades nesse curso, então fiquei mais interessada agora”.
Andy Barreira já é formada na área de mineração e pretende seguir na área de engenharia. Para ela, a feira é uma oportunidade de “estar com essas pessoa que estudam, que estão ali numa sala de aula, com professores qualificados, e é muito legal, porque eles dão uma visão interessante do que é, do que tu podes trabalhar, então é legal para conhecer”.
Atualmente, a Uepa está com inscrições abertas para três processos seletivos: o Processo Seletivo Específico para o curso de Licenciatura em Letras-Libras e o Processo Seletivo Específico para Licenciatura em Música estão com inscrições abertas até 18 de setembro. Para estes cursos, os candidatos vão fazer provas específicas, definidas conforme os cronogramas dos editais.
O Processo Seletivo 2026, para os demais cursos da Uepa, utiliza exclusivamente a nota do Exame Nacional do Ensino (Enem 2025), e recebe as inscrições até 25 de setembro.
As provas do Enem serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro e nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em Belém, Ananindeua e Marituba, devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, na capital paraense.
Mín. 15° Máx. 27°