A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realiza, nesta quinta (11) e sexta-feira (12), ações itinerantes do Ônibus Lilás, nos municípios de Aroeiras do Itaim e Santo Antônio de Lisboa. O projeto percorre todo o estado levando informação, acolhimento e serviços às mulheres piauenses.
Em Aroeiras do Itaim, a ação acontecerá nesta quinta-feira (11), no Mercado Central, a partir das 8h, com atendimento psicossocial individualizado, além de uma roda de conversa com a comunidade sobre os direitos das mulheres e a importância da prevenção e do enfrentamento à violência de gênero. Também será promovido um momento de articulação da Rede Estadual de Atendimento às Mulheres, fortalecendo a atuação conjunta entre os órgãos de proteção.
Em parceria com a Prefeitura, a ação contará com atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social, como acolhimento e acompanhamento familiar via CRAS/PAIF, atividades lúdicas do programa Criança Feliz, apoio do SCFV e atualização do CadÚnico com orientações sobre benefícios sociais.
A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer atendimento com fisioterapeutas, além de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atualização vacinal e triagem para eletrocardiograma.
Já no município de Santo Antônio de Lisboa, na localidade Bem-te-vi, as atividades serão realizadas nesta sexta-feira (12), na Unidade Escolar Manoel Batista de Carvalho, a partir das 8h, com serviços gratuitos à comunidade.
A programação contará com roda de conversa e palestra temática, distribuição de material informativo e atendimento psicossocial individualizado. A ação também vai oferecer os serviços prestados pela Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa.
Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, será realizada a emissão de primeira e segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), garantindo acesso a esse importante documento de cidadania.
Com a presença do Ônibus Lilás, a Sempi reafirma seu compromisso de levar informação, cuidado e cidadania às mulheres de todas as regiões do Piauí, garantindo maior acesso às políticas públicas e fortalecendo a rede de enfrentamento à violência.
Mín. 15° Máx. 27°